Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência e personalizar os conteúdos de acordo com a nossa
Política de Privacidade.Descomplique os termos do mercado com o dicionário financeiro do InvesTalk. De A a Z, um glossário com os principais temas do cenário econômico.
Procurando algo específico?
É a menor parcela do capital social de uma empresa. Quando investimentos em ações, estamos comprando uma parcela daquela empresa. As ações são negociadas nas Bolsas de Valores.
É um jeito de investir em que não existe a compra efetiva de uma ação. O investidor, chamado de doador, aluga suas ações para o comprador, chamado de tomador, por uma taxa pré combinada
É o questionário que identifica qual o nosso Perfil de Investidor. Ele analisa a nossa experiência e conhecimento em investimentos, horizonte de tempo, objetivos, tolerância ao risco, situação financeira, patrimônio e disponibilidade de recursos.
É a Bolsa de Valores brasileira.
É a sigla para Brazilian Depositary Receipts. São recibos de ações de empresas estrangeiras negociados na Bolsa brasileira.
É um índice de referência usado para avaliar o desempenho de um investimento. Normalmente fundos Multimercados utilizam o CDI e de ações o Ibovespa.
Bitcoin é uma criptmoeda, a primeira a ser criada e a mais conhecida.
Na tradução do inglês, significa "Comprar e Manter". É uma estratégia de investimento de compra de ações a longo prazo.
É o tempo mínimo em que é necessário manter o dinheiro investido até que se possa resgatá-lo a qualquer momento.
Também conhecida como "portfólio de investimentos", é o conjunto de diferentes aplicações que um investidor possui.
É uma sugestão feita por especialistas de um conjunto de investimentos que, combinados, formam uma carteira com a melhor relação risco x retorno para cada perfil de investidor.
Sigla para Certificado de Depósito Bancário, um dos investimentos em renda fixa mais populares no Brasil.
Sigla para Certificado de Depósito Interbancário, é um título de curtíssimo prazo emitido pelos bancos. É um dos principais indicadores, ou benchmark, quando falamos de investimentos. O CDI anda lado a lado com a taxa Selic, com um pequeno desconto.
É um mecanismo de proteção utilizado pela Bolsa de Valores brasileira, a B3, para paralisar as negociações por um período de tempo quando o Ibovespa cai mais do que 10%, independentemente do motivo.
É uma cobrança antecipada de Imposto de Renda sobre as rentabilidades dos fundos de investimentos, em forma de cotas que o cliente possui do fundo. Ocorre no último dia útil dos meses de maio e novembro.
Sigla para Certificado de Recebíveis do Agronegócio, um tipo de investimento de Renda Fixa em que se empresta dinheiro para empresas do setor Agro.
Sigla para Certificado de Recebíveis Imobiliários, um tipo de investimento de Renda Fixa em que se empresta dinheiro para empresas do setor Imobiliário.
É um tipo de moeda 100% virtual, não tendo circulação do dinheiro em espécie. Protegidas por criptografia, geralmente não são emitidas por um controle central, como governos.
Também conhecida como "Curva a Termo", é a representação gráfica da expectativa sobre a taxa de juros ao longo do tempo, conforme as condições do mercado. É importante quando falamos de investimentos em renda fixa, e também para entender a atratividade de outros tipos de investimento.
Na tradução do inglês, significa "Transação do Dia". É uma estratégia de investimento de compra de ações no mesmo dia.
Um tipo de investimento de renda fixa, que pode ter sua remuneração atrelada a diferentes indicadores , no qual empresta-se dinheiro para empresas não financeiras.
É um termo em inglês que representa a tendência de queda para determinado investimento ou índice de mercado em determinado período.
É um dos principais indicadores utilizados na análise de empresas quando se investe em ações, pois representa uma visão sobre o desempenho daquela companhia considerando o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização
Da sigla Exchange Traded Fund, é um fundo de índice, negociado como se fosse uma ação, que busca uma carteira teórica para replicar um índice do mercado, como o Ibovespa.
É uma forma de aplicação financeira formada pela união de vários investidores. Quando você investe em um fundo de Investimento, compra cotas desse fundo, quer dizer, partes dele. É como se você estivesse comprando um apartamento em um condomínio. Você não vai se tornar dono do prédio inteiro, mas de uma parte dele. Existem fundos de diversas classes e com diferentes estratégias.
O fundo investe diretamente no fundo master do gestor principal, oferecendo aos investidores a possibilidade de acessar estratégias específicas de gestores externos.
É um fundo que busca preservar o patrimônio do investidor caso a instituição financeira venha a falir. A garantia vale para alguns produtos de renda fixa, como CDB, LCA, LCI, Poupança, entre outros. O valor coberto é limitado a R$ 250 mil por CPF/CNPJ por instituição financeira, com um limite de R$ 1 milhão.
É um fundo em que os investidores compram cotas e os recursos são aplicados em imóveis, como shoppings, prédios comerciais, galpões, imóveis residenciais, propriedades rurais ou em títulos relacionados a empreendimentos imobiliários. As cotas são negociadas na Bolsa, de forma bem semelhante à compra e venda de ações.
Nenhum termo cadastrado.
É uma estratégia que busca proteger o valor investido em determinado ativo da possibilidade de grandes variações futuras, limitando os riscos. É bastante utilizado no mercado de renda varável e de câmbio.
É um sistema que permite operar ações e outros ativos na Bolsa de Valores de qualquer lugar, precisando apenas de acesso à internet. É importante que esse plataforma seja segura e estável, para que não tenha surpresas na hora em que você quiser comprar ou vender seus papeis.
É o principal indicador de desempenho das ações da Bolsa brasileira, a B3.
É o Índice Geral de Preços de Mercado, um dos principais indicadores de inflação do País. Ele considera as variações de preço de diversos setores e etapas de produção, como matériaprima, produção industrial, preço ao consumidor final etc. Entre outras aplicações, é o índice base para o reajuste dos alugueis.
É o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, considerado o índice oficial de inflação no País. Ele mede a variação dos preços de produtos e serviços com base no que chega para o consumidor final. Investimentos em títulos do Tesouro Direto ligados à inflação seguem este índice, pagando o valor do IPCA mais uma taxa prefixada conhecida no momento da aplicação.
É a sigla para a expressão em inglês “initial public offering”, ou “oferta pública inicial”, em português. Representa a primeira vez que uma empresa abre seu capital na Bolsa, passando a comercializar suas ações no mercado.
Também conhecido como juros sobre juros, muito usado em operações de investimentos. Eles são calculados com base no montante total acumulado incorporando os possíveis juros que já tenham sido recebidos em momento anterior, e vão crescendo de forma exponencial. Aqui o fator tempo é bem importante.
Aqui o percentual é aplicado apenas sobre o valor inicial.
Nenhum termo cadastrado.
Sigla para Letra de Crédito do Agronegócio, um investimento em renda fixa isento de Imposto de Renda.
Sigla para Letra de Crédito Imobiliário, um investimento em renda fixa isento de Imposto de Renda.
Representa o tempo em que você pode receber o dinheiro quando solicitar o resgate do seu investimento. Dizemos que aplicações com alta liquidez são aquelas que rapidamente entram na conta após o resgate. Já as com baixa liquidez, o contrário. A liquidez costuma ser representada com a sigla "D+", ou seja, o dia útil mais um prazo previamente estabelecido. Um investimento com D+2, por exemplo, terá o resgate creditado dois dias após o dia útil da solicitação.
É atribuir a um ativo um novo preço nas condições atuais de mercado. Vale pra renda variável, mas também pra renda fixa, como Tesouro Direto e fundos de investimento.
Os fundos multimercado têm esse nome exatamente por poder, ao mesmo tempo, realizar operações em mais de uma classe de ativos. Ou seja, eles têm maior liberdade de alocação, podendo investir em papéis de renda fixa, ações, moedas, derivativos e até investimentos no exterior.
Nenhum termo cadastrado.
Nenhum termo cadastrado.
Também conhecido como suitability, o perfil de investidor é uma análise feita através de um questionário, o API, é é fundamental na hora de realizar um investimento. No BB as opções de perfis de investidor são Conservador, Moderado, Arrojado e Agressivo.
É um tipo de conta bancária onde é possível reservar um dinheiro e receber uma rentabilidade por isso. É conhecida também como caderneta de poupança.
É uma reserva financeira com objetivos de longo prazo. O mais conhecido é o de aposentadoria, que pode ser usado de forma complementar ao INSS.
Nenhum termo cadastrado.
É todo investimento que tem as regras de rendimento definidas previamente. Na hora de investir, você já fica sabendo o prazo e a taxa de remuneração ou o índice que será usado para valorizar o seu dinheiro.
É o investimento em que não se sabe previamente qual a possibilidade de rentabilidade podendo ser, inclusive, negativa. Esses ativos apresentam maior risco, mas também podem entregar melhores retornos. A renda variável é parte importante dentro da estratégia de uma carteira diversificada.
Representa a rentabilidade do investimento, descontada a inflação do período.
É o grau de incerteza sobre a rentabilidade de um investimento. Geralmente é encarado com uma conotação negativa, mas não é. Uma carteira de investimentos diversificada busca equilibrar a relação risco x retorno, em busca de melhores rentabilidades de acordo com o risco que cada perfil de investidor está disposto a assumir.
Selic
Na tradução do inglês, "Interrompa o ganho". É um mecanismo que vende as ações automaticamente caso elas valorizem até um valor determinado pelo investidor, buscando ter o lucro antes que possa haver alguma desvalorização após aquele limite.
Na tradução do inglês, "Interrompa o prejuízo". É um mecanismo em que o investidor pode escolher um valor específico que, caso seja atingido, as ações serão vendidas automaticamente, limitando o prejuízo e impedindo maiores perdas.
É uma estratégia de investimento em ações de curto e médio prazos, ficando entre o Day Trade (curtíssimo prazo) e o Buy and Hold (longo prazo).
É um Programa do Tesouro Nacional em parceria com a B3 para que o investidor comum possa comprar títulos públicos federais para pessoas físicas, de forma 100% online. As aplicações são a partir de R$ 30,00.
É um termo em inglês que representa a tendência de alta para determinado investimento ou índice de mercado em determinado período.
No mercado financeiro, o termo volatilidade é bastante comum, e mostra os altos e baixos nos investimentos. Nessa estrada de sobe e desce, uma aplicação pode ser mais arriscada por estar mais suscetível a mudanças. Quanto mais alta a volatilidade, maior o risco, e vice e versa.
Nenhum termo cadastrado.
Nenhum termo cadastrado.
Nenhum termo cadastrado.
Nenhum termo cadastrado.