pilhas de moedas sob ícones de porcentagem

Quero aprender

Taxa de juros: saiba qual a diferença entre taxa básica, neutra e real

Publicado por: Broadcast Exclusivo

conteúdo de tipo Leitura4 minutos

Atualizado em

29/09/2023 às 13:23

Por Luana Pavani, do Broadcast

As reuniões de decisão de política monetária dos bancos centrais têm como ponto principal do debate a taxa de juros. Isso você já sabe. Mas qual é essa taxa? Nas atas das reuniões e nos relatórios de projeções macroeconômicas que o banco central divulga ao mercado, costumam aparecer diferentes menções: taxa básica, taxa neutra e taxa real de juros.

Nesta quinta-feira, por exemplo, os analistas têm debatido a chamada taxa neutra, já que o Banco Central decidiu manter a estimativa para ela em 4,5%, em seu Relatório Trimestral de Inflação (RTI), mas notou que o "esmorecimento no esforço de reformas estruturais, o aumento de crédito direcionado e as incertezas sobre a estabilização da dívida pública têm o potencial de elevar a taxa de juros neutra da economia".

Mas se a taxa Selic é de 12,75%, por que a neutra é tão mais baixa? Vamos a elas:

O que é taxa básica de juros?

A taxa básica de juros de um país é a referência para financiamentos, concessão de crédito, remuneração de investimentos e também serve de instrumento de política monetária com o objetivo de controle da inflação.

Nos países que adotam regime de meta de inflação, a missão do banco central é levar a inflação para a meta, aumentando ou reduzindo a taxa básica de juros. No Brasil, é a taxa Selic, abreviatura de "Sistema Especial de Liquidação e de Custódia". Quem define essa taxa é o Banco Central por meio de seu Comitê de Política Monetária (Copom), que se reúne oito vezes ao ano, ou a cada 45 dias.

Quando a taxa Selic sobe, a ideia é esfriar a atividade econômica e diminuir o dinheiro em circulação, para assim evitar inflação. Por outro lado, quando os preços se mostram mais controlados, o Banco Central pode reduzir a taxa básica de juros, para estimular a economia e incentivar o crédito.

O que é taxa de juros real?

Em economês, a palavra real, além de representar a moeda brasileira, significa algum valor descontado a inflação. Assim, a taxa de juros real é um porcentual do qual é subtraída a taxa de inflação do período. Se for um investimento, vai representar o retorno real naquele intervalo de tempo.

Voltando à política monetária, a taxa de juros real de um país é igual à taxa básica, em termos nominais, menos a inflação projetada para os próximos 12 meses.

O que é taxa neutra de juros?

A taxa de juros real neutra é aquela que não acelera nem desacelera o crescimento e, consequentemente, a inflação. É apenas uma estimativa, por isso diz-se que o valor da taxa de juros real neutra não é observável, sujeito a incertezas.

Como explica o Instituto Brasileiro de Economia (IBRE), da Fundação Getulio Vargas, para reduzir a taxa de inflação, o Banco Central precisa manter a taxa de juros real, ou seja, a Selic deflacionada pela expectativa de inflação futura, acima do valor da taxa de juros real neutra. Já se quiser reduzir a taxa de desemprego, precisa manter a taxa de juros real abaixo da taxa neutra.

O Banco Central divulga sua estimativa para a taxa neutra a cada trimestre, no Relatório Trimestral de Inflação (RTI). Ainda de acordo com a autoridade monetária, "a taxa neutra da economia, referência fundamental na formulação da política monetária, pode ser definida como aquela consistente, no médio prazo, com inflação na meta e crescimento do produto igual ao crescimento potencial". Assim, quando a taxa de juros real efetiva está acima da taxa neutra, a política monetária é contracionista; quando está abaixo, é expansionista.

Na literatura, há estudos que relacionam a taxa neutra de juros com a noção de equilíbrio da economia. Ainda assim, é um conceito abstrato.

Leia também: Taxa Selic: o que é e como ela afeta a sua vida e seus investimentos

Quer dar uma nota para este conteúdo?

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência e personalizar os conteúdos de acordo com a nossa

Política de Privacidade.