ETFs cripto lideram entre os fundos de índice de maior retorno no Brasil, segundo pesquisa
Publicado por: Broadcast Exclusivo
4 minutos
Atualizado em
07/02/2025 às 16:43
Por Gustavo Boldrini e Bruna Camargo, do Broadcast
São Paulo, 07/02/2025 - O ano de 2024 foi talvez o mais importante da história recente das criptomoedas, com o Bitcoin (BTC) ultrapassando a marca de US$ 100 mil pela primeira vez. Isso se refletiu no mercado brasileiro de fundos de índice negociados em bolsa, os populares ETFs (Exchange Traded Funds). Dos dez ETFs que tiveram maior retorno ao investidor em 2024 sete são relacionados a criptoativos e redes blockchain, segundo levantamento da Quantum Finance.
O ETF BITH11, da gestora Hashdex, liderou as altas no ano passado entre os ETFs negociados na B3, subindo 175,43% no acumulado do ano. O ativo tem como referência (benchmark) o preço do Bitcoin na bolsa americana Nasdaq. "Uma série de fatores impulsionaram o mercado cripto ao longo de 2024. A aprovação dos ETFs de Bitcoin nos Estados Unidos foi um dos principais catalisadores, permitindo a entrada de investidores institucionais de grande porte e aumentando a demanda pelo ativo", avalia Bárbara Espir, country manager da Bitso Brasil.
Em seguida vêm outros dois ETFs ligados ao BTC: o QBTC11, da QR Asset, que ofereceu ao investidor um retorno de 169,06%, e o BITI11, da Itaú Asset, com 161,83% de retorno.
"Com os ETFs, o investidor tem exposição à valorização dos ativos cripto sem precisar se preocupar com a segurança e o armazenamento desses ativos. Essa facilidade torna o investimento em criptomoedas mais acessível e atrativo", avalia Caio Leta, head de conteúdo e research da exchange brasileira Bipa.
- Também figuram na lista de 10 ETFs com maior retorno em 2024 o HASH11, da Hashdex; o CRPT11, da Empiricus; o BLOK11, da Investo; e o ETHE11, da Hashdex, ligado ao Ethereum.
Confira a lista dos 10 ETFs com maiores retornos ao investidor em 2024:

Leia também:
ETFs ou fundos tradicionais? Quais as diferenças e como diversificar a carteira de fundosO que é um ETF e qual a vantagem de investir num fundo de índiceQuantos ETFs cripto existem na B3?
Atualmente existem 18 ETFs ligados ao universo cripto disponíveis aos investidores na B3. A lista inclui ativos ligados ao Bitcoin, Ethereum, Solana, metaverso e smart contracts.
O mais recente estreou na última segunda-feira (3) na B3 com o ticker HODL11. Trata-se de um ETF gerido pela Investo que tem como referência o índice MarketVector Bitcoin Benchmark Rate - USD, que acompanha o preço à vista do Bitcoin, e já conta com mais de US$ 1,5 bilhão sob gestão nos Estados Unidos.
- Confira a lista de ETFs listados na B3 até 6 de fevereiro de 2025:

Quer dar uma nota para este conteúdo?