bussola

Perspectivas 2025: as melhores ações, FIIs e crédito privado segundo o BB-BI

Nossos especialistas analisam os principais setores e recomendam os papéis preferidos pra você investir

Publicado por: Análise BB

conteúdo de tipo Leitura5 minutos

Atualizado em

11/12/2024 às 21:40


Sumário do conteúdo a seguir:

Para ajudar os investidores na tomada de decisões em 2025, trazemos aqui uma análise do cenário geral para a bolsa, bem como um olhar detalhado para os setores, apontando quais são nossos papéis recomendados para você investir ao longo do ano. Confira:

Ibovespa, cenário interno e global

O desempenho acumulado da bolsa em 2024 tende a deixar os investidores avessos a risco naturalmente mais reticentes em privilegiar essa classe de ativos na virada de ano. Na visão do investidor estrangeiro, a desvalorização cambial evidencia o pior desempenho entre as principais bolsas globais. Nada animador, ainda mais considerando o quadro benigno que era traçado há um ano.

O ambiente de política monetária foi e deve continuar sendo a tônica ao longo de 2025. Continuaremos esperando pelo fluxo estrangeiro? Dessa vez, as incertezas vindas do exterior, com mercado ainda sem consenso formado em torno da postura a ser adotada pelo Fed, somam-se às pressões que o Banco Central do Brasil enfrentará para conter uma piora nas expectativas de inflação, lembrando que boa parcela desse quadro segue lastreada no ambiente global de maior risco.

Nesse contexto, observamos um cenário um pouco menos comum, mas que pode ocorrer de tempos em tempos: um descolamento entre as expectativas de resultados das companhias e o desempenho da bolsa. A causa é bem conhecida: elevação acentuada do custo de capital das companhias em decorrência do movimento de abertura das curvas de juros no Brasil e no exterior.

Preço-alvo e recomendações

Introduzimos nosso novo preço-alvo para o Ibovespa em 153 mil pontos para o final de 2025, o que representa cerca de 21% de potencial retorno.

Conseguimos capturar bem essas particularidades em nossa precificação. Ocorre que a sensibilidade da elevação das taxas de desconto já está ponderada em nosso modelo em uma perspectiva mais conservadora. Ao mesmo tempo, nossos analistas apontaram melhora nas estimativas de lucro das empresas para 2025, o que sustenta o potencial elevado mesmo no contexto de piora de risco.

A Seleção BB-BI 2025 contempla as ações para as quais nossos analistas possuem maior grau de convicção sob a ótica risco-retorno em cada setor. Com uma lista menor que a apresentada no último relatório, seguimos privilegiando a temática de qualidade, que tem proporcionado retornos superiores ao mercado em todas as nossas recomendações baseadas em análise fundamentalista.

A partir desta publicação, nossos investidores também contam com uma seção completa sobre crédito privado, classe de ativos que tem se destacado no cenário atual e para a qual o time do BB-BI destaca os principais setores e emissores. Ao longo do relatório, os investidores contarão com um panorama compreensivo sobre cada mercado e indústrias cobertos pelo BB-BI.

Não deixe de conferir o relatório completo no link abaixo. Boa leitura e conte com a gente.

Disclaimer

Este é um relatório público e foi produzido pelo BB-Banco de Investimento S.A. (“BB-BI”). As informações e opiniões aqui contidas foram consolidadas ou elaboradas com base em informações obtidas de fontes fidedignas e de boa-fé, tendo sido tomadas medidas razoáveis para assegurar sua exatidão no momento de publicação. Contudo, o BB-BI não garante que tais dados sejam totalmente isentos de distorções e não se compromete com a veracidade dessas informações. Todas as opiniões, estimativas e projeções contidas neste documento referem-se à data presente e derivam do julgamento de nossos analistas de valores mobiliários (“analistas’), podendo ser alteradas a qualquer momento sem aviso prévio. O BB-BI não garante o lucro e não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações divulgadas nesse material, que tem por finalidade apenas informar e servir como instrumento que auxilie a tomada de decisão de investimento, não devendo ser interpretado como material promocional, recomendação, oferta ou solicitação de oferta para comprar ou vender quaisquer títulos e valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros. Investimentos nos mercados financeiros e de capitais estão sujeitos a riscos de perda superior ao capital investido. A rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura. Nos termos do art. 22 da Resolução CVM 20/2021, o BB-BI, em conjunto com o Conglomerado Banco do Brasil S.A. (“Grupo”), declaram que (i) podem ser remunerados por serviços prestados ou possuir relações comerciais com a(s) empresa(s) analisada(s) neste relatório ou com pessoa natural ou jurídica, fundo ou universalidade de direitos, que atue representando o mesmo interesse dessa(s) empresa(s); (ii) podem possuir participação acionária direta ou indireta, igual ou superior a 1% do capital social da(s) empresa(s) analisada(s), e poderão adquirir, alienar ou intermediar valores mobiliários da(s) empresa(s) no mercado.

Quer dar uma nota para este conteúdo?

Falar com o assistente virtual do BB no WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência e personalizar os conteúdos de acordo com a nossa Política de Privacidade.