mulher negra sorrindo

Exclusivo: Potencial da certificação CFP é enorme, afirma Ana Leoni, nova CEO da Planejar

Publicado por: Broadcast Notícias

conteúdo de tipo Leitura4 minutos

Atualizado em

17/09/2024 às 17:34

Por Bruna Camargo

São Paulo, 16/09/2024 - O maior interesse das pessoas por organização financeira e investimentos fez com que a certificação CFP (Certified Financial Planner) ganhasse destaque entre os profissionais do mercado nos últimos anos. Prova disso é o total de 10.248 profissionais CFP em agosto de 2024, alta de 9,2% ante dezembro de 2023. Do acumulado de 2022 para 2023, o aumento havia sido de 8,68%. Mas o potencial de crescimento no número de CFPs ainda é "enorme", e é com essa premissa que Ana Leoni assume a cadeira de presidente executiva (CEO, na sigla em inglês) da Associação Brasileira de Planejamento Financeiro (Planejar).

"Nos últimos cinco ou dez anos vimos um interesse maior das pessoas por organização financeira e investimentos. Tivemos uma democratização de acesso e comunicação para o cliente final, o que é muito positivo, mas uma coisa retroalimenta a outra. Quando você tem um interesse das pessoas e uma dinâmica de mercado que precisa atendê-lo, tudo que é de excelência acaba se destacando. É o caso da certificação CFP", afirmou Ana Leoni, em entrevista ao Broadcast Investimentos.

A certificação internacional CFP é obtida por meio de um exame que exige conhecimentos sobre temas como planejamento financeiro, sucessório, previdenciário e fiscal, além de gestão de risco e seguros. O certificado permite aos profissionais atuar oficialmente como planejador financeiro pessoal.

Para Leoni, fomentar ainda mais a busca dos profissionais pela certificação é um dos desafios da Planejar, e ela destaca o público em potencial. Entre os mais de 26 mil assessores de investimento no Brasil, somente cerca de 5% são CFP. E, para além desse segmento, há interesse de advogados que trabalham com sucessão e profissionais nos mercados de seguros, planejamento e previdência. "Há potencial de obter melhores resultados das estratégias quando se tem um profissional assessorando. E, quanto ele é certificado para isso, a equação fica ainda melhor", diz.

"As pessoas ainda acham que esse tipo de serviço [de planejador financeiro] é só para quem tem muito dinheiro, mas talvez seja o contrário. O fato de ter um profissional que consiga entender e ajudar nos seus desafios financeiros e planejamento é uma redução de custo efetivo", afirma Leoni. Ela menciona um estudo do Financial Planning Standards Board (FPSB), órgão responsável pelo estabelecimento de normas para a profissão de planejador financeiro global e detentor do programa de certificação CFP internacional, que mostra que as pessoas que trabalham junto a planejadores financeiros reportam uma melhor qualidade de vida e resiliência financeira.

Com mais um exame neste ano, para ser aplicado em outubro, a expectativa da Planejar é fechar 2024 com algo entre 11 mil e 12 mil profissionais com certificação CFP.

Primeira mulher no cargo

Com quase três décadas de experiência no mercado financeiro, inclusive como responsável pelas certificações da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais (Anbima), Leoni é a primeira mulher a se tornar CEO da Planejar. Ela tomou posse em agosto, substituindo Clairton Belém da Silva. Agora, além de promover a certificação CFP em si, a executiva tem como uma de suas bandeiras atrair mais mulheres para o mercado.

"Nossa certificação ainda reflete um pouco do que é o mercado financeiro, que tem predominância masculina. Mas a ideia é trazermos mais mulheres", afirma Leoni, que participa de diferentes grupos que promovem a atração feminina para o mercado financeiro. "Até porque clientes mulheres gostam de ser atendidas por profissionais mulheres. É um vínculo de confiança e relacionamento a longo prazo."

Contato: bruna.camargo@estadao.com

Quer dar uma nota para este conteúdo?

Falar com o assistente virtual do BB no WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência e personalizar os conteúdos de acordo com a nossa Política de Privacidade.