Pular para o conteúdo principal da pagina
casal olhando para tela de celular

Economia

IRPF 2024: Aproveite a facilidade da declaração pré-preenchida

Publicado por: Broadcast Exclusivo

conteúdo de tipo Leitura7 minutos

Atualizado em

06/03/2024 às 15:39

Por Luana Pavani, do Broadcast

Sabia que você não precisa digitar os saldos de suas aplicações um a um na sua declaração anual de Imposto de Renda? Essa facilidade pode estar nas suas mãos se você utilizar a funcionalidade da declaração pré-preenchida, disponível para usuários da plataforma Gov.br, que já mostra na tela do programa da Receita Federal os dados de boa parte de seus investimentos de forma automática.

Para quem tem login no Gov.br, com perfil prata ou ouro, a declaração fica muito mais fácil. Como boa parte dos dados atrelados ao CPF do contribuinte são compartilhados com a Receita Federal por empresas e instituições financeiras, o próprio programa da declaração já traz esses dados inseridos em seus devidos campos.

Além de ganhar tempo, você tem menos chances de cometer algum erro, já que o banco envia as informações para você via informe de rendimentos e também para o banco de dados da Receita, que organiza tudo lá no programa da declaração anual.

Em 2023 foram recebidas 41 milhões de declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF). Desse total, 24% das declarações recebidas foram por meio da pré-preenchida. Neste ano, a expectativa é que 40% das declarações utilizem essa facilidade.

Como acessar a Receita via portal Gov.br?

A facilidade da declaração anual da pessoa física pré-preenchida da Receita Federal está disponível para os perfis de identidade com maior segurança no Gov.br, que são ouro e prata. Caso você ainda esteja no bronze, há algumas etapas para reforçar seu login e subir de nível na página de cadastro. Outra forma de resolver é fazer o login via banco.

É que algumas instituições financeiras, como o Banco do Brasil, permitem o acesso ao Gov.br de forma integrada com o internet banking. Em outras palavras, você consegue acessar os serviços públicos digitais com os mesmos dados de sua conta bancária. Atualmente são 12 bancos integrados: Agibank, Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, BRB, Caixa, Itaú, Mercantil do Brasil, Picpay, Santander, Sicoob e Sicredi.

Após entrar com identificação de usuário e senha, a página do Gov.br vai enviar notificação para você ou por SMS ou pelo aplicativo do banco, para fazer a validação e saber que você é você mesmo. Calma, o governo não vai entrar na sua conta corrente e vasculhar seus dados, é apenas uma etapa de segurança para permitir seu acesso à plataforma que reúne diversos serviços digitais aos cidadãos brasileiros, de forma gratuita.

E caso escolha acessar o Gov.br pelo aplicativo, pode contar também com uma etapa adicional de segurança, que é o reconhecimento facial. Essa conta do Gov.br vai servir também para acessar serviços do SUS, do INSS, inscrever-se no Enem, consultar sua CNH ou Carteira de Trabalho digital, entre outros serviços.

Atualmente, estão cadastrados 143,74 milhões cidadãos brasileiros na plataforma de serviços digitais do governo federal, dos quais 79,9 milhões no perfil bronze, 24,4 milhões no prata e 53,6 milhões no ouro.

Como usar a declaração pré-preenchida?

A partir de 15 de março, a Receita Federal dará início ao prazo para entrega da declaração de Imposto de Renda, que vai até 31 de maio. Neste período, crie sua conta no site ou aplicativo Gov.br para aproveitar a facilidade da declaração pré-preenchida, ou se cadastre via dados de sua conta corrente nos bancos parceiros.

Depois de instalar o programa da Receita Federal de Imposto de Renda 2024, ano-base 2023, abra uma declaração nova e selecione a opção "Iniciar Declaração a partir da Pré-Preenchida". Você será direcionado para a plataforma Gov.br, para então se identificar com seu CPF e senha. Virá uma notificação para você autorizar o uso de seus dados pessoais. Pronto, agora volte ao programa da Receita e continue o preenchimento da sua declaração anual.

Muitos campos já estarão prontos, de modo que cabe a você conferir se está tudo certo, comparando os dados da declaração pre-preenchida com os informes e comprovantes que você tem em mãos sobre sua situação financeira do ano passado. Se precisar acrescentar ou mudar algo, veja que em cada ficha existe a opção "Editar".

Todo mundo quer ter devolução de imposto, a tão aguarda restituição. Mas ela demora a cair na sua conta, a depender do cronograma de lotes da Receita nos meses seguintes. Se você precisa desse dinheiro logo, veja que alguns bancos oferecem serviços como a antecipação da restituição do IR. Se o resultado final da declaração for mais imposto a pagar, há também outras opções de crédito que podem ser oferecidas aos usuários dos perfis prata e ouro do Gov.br que optarem por compartilhar seus dados com bancos e receber esse tipo de oferta, se assim desejarem.

Leia também: IRPF 2024: como declarar ações e ETFs

Quer dar uma nota para este conteúdo?

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência e personalizar os conteúdos de acordo com a nossa

Política de Privacidade.