Por que as empresas fazem recompra de ações e o que isso significa
Ao recomprar no mercado suas próprias ações, as companhias geram valor para os acionistas
Publicado por: Broadcast Exclusivo
5 minutos
Publicado em
10/07/2023 às 20:29
Atualizado em
25/09/2024 às 16:18
Por Gustavo Boldrini, Denise Luna e Gabriel Vasconcelos, do Broadcast
O Broadcast apurou que a Petrobras deve lançar neste ano um programa de recompra de ações pela primeira vez na sua história. A recompra de ações alinharia a Petrobras a outras empresas globais como BP, Chevron, ExxonMobil, Shell e TotalEnergies. A medida, utilizada pelas petroleiras em tempos de alta da cotação do petróleo no mercado internacional, gera liquidez para seus acionistas, o que tende a valorizar as ações. Mas, por qual motivo? Como a recompra de ações funciona?
A recompra de ações (também chamada em inglês de "buyback") é um instrumento utilizado por empresas de capital aberto para valorizar seus papéis. Depois de comprar as ações a preço de mercado, a empresa as mantém custodiadas em sua tesouraria ou as cancela. Com esse enxugamento realizado pelo emissor, diminui a oferta, ou seja, há menor quantidade de ações em circulação, o que tende a elevar o preço. Portanto, é uma estratégia da companhia para que a ação se valorize.
Assim como a distribuição de dividendos, a recompra de ações também pode ser considerada como uma maneira de a empresa remunerar seus acionistas, só que de forma indireta. Afinal, quem possui as ações daquela empresa acaba ganhando com a valorização dos papéis promovida pela recompra.
Como funciona a recompra de ações?
Geralmente, a recompra de ações é adotada em um momento positivo da empresa, com saúde financeira para poder bancar essa operação. Quando ocorre o anúncio de recompra, os investidores também supõem que o nível de endividamento esteja controlado, diante dessa "sobra" de caixa.
A decisão de lançar o programa pode vir da avaliação pela direção da empresa de que, segundo seus cálculos, as ações estariam sendo negociadas abaixo do preço considerado justo. Há ainda outro motivador para o programa de recompra, que é o objetivo de atender ao plano de distribuição de stock options, pacotes de ações que as companhias entregam internamente para seus funcionários, normalmente entre membros da diretoria.
Dali em diante, analistas e investidores vão avaliar se há recursos o suficiente para cumprir o programa de recompra, como estão as reservas da empresa, seu nível de endividamento e quais os planos de negócio para o período.
O anúncio do início do programa de recompra deve ser feito ao mercado por meio de comunicado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), obedecendo à Instrução 567. Primeiro, é divulgada a ata da reunião do conselho de administração da empresa com a aprovação da proposta feita pela diretoria, estipulando um prazo e a quantidade de ações a ser recomprada naquele período.
O tema depois será discutido e votado por acionistas em Assembleia Geral Extraordinária (AGE), observando que as companhias abertas não podem manter em tesouraria ações de sua emissão em quantidade superior a 10% de cada espécie ou classe de ações em circulação.
Acesse aqui as análises de empresas realizadas pelo time de especialistas do BB BI, inclusive de PETR4
Quer dar uma nota para este conteúdo?