O que esperar dos setores elétrico e de saneamento em 2025? Analistas do BB respondem

Acesse a análise dos especialistas do BB Investimentos

Publicado por: Análise BB

conteúdo de tipo Audio4 minutos

Atualizado em

10/12/2024 às 18:20


Sumário do conteúdo a seguir:

Novas concessões e licitações de saneamento devem continuar avançando ainda que a taxa de juros se mantenha em alta. Reestruturações societárias e privatizações também devem se manter ativas nesses setores.

Abaixo detalhamos dinâmicas setoriais e destacamos nossas ações preferidas dos setores para 2025.

Setor Elétrico

Com impactos desde o fim de2023, El Niño trouxe forte estiagem em 2024, tirando os preços de energia de curto prazo das mínimas. Mas restrições na geração e preços de longo prazo ainda baixos não beneficiaram as Geradoras. No entanto, alívio na sobreoferta com menos projetos novos e forte consumo que avançou este ano trazem melhores expectativas para 2025. Renovação das 20 concessões de distribuição devem ser concluídas em 2025, tirando incerteza do segmento, mas detalhes contratuais ainda podem manter volatilidade. Transmissão segue expansão via leilões.

Seleção 2025: Alupar (ALUP11), Eletrobras (ELET3) e Isa Energia (ISAE4)

Saneamento

Recuperação de volumes e da inadimplência, após pico da pandemia, reafirmou a resiliência do setor, bem como as últimas revisões tarifárias trouxeram algum avanço na regulação tarifária. Após licitações de várias concessões de serviços públicos de saneamento para iniciativa privada nos últimos anos, com destaque para as privatizações da Corsan em 2023 e da Sabesp em julho de 2024, a discussão sobre Copasa na ALMG deve evoluir ao longo de 2025, tendo o Governo protocolado ante projeto de lei em 14 de novembro.

Seleção 2025: Copasa (CSMG3)

  • Acesse aqui todos os relatórios sobre Onde Investir em 2025.
Disclaimer

Este é um relatório público e foi produzido pelo BB-Banco de Investimento S.A. (“BB-BI”). As informações e opiniões aqui contidas foram consolidadas ou elaboradas com base em informações obtidas de fontes fidedignas e de boa-fé, tendo sido tomadas medidas razoáveis para assegurar sua exatidão no momento de publicação. Contudo, o BB-BI não garante que tais dados sejam totalmente isentos de distorções e não se compromete com a veracidade dessas informações. Todas as opiniões, estimativas e projeções contidas neste documento referem-se à data presente e derivam do julgamento de nossos analistas de valores mobiliários (“analistas’), podendo ser alteradas a qualquer momento sem aviso prévio. O BB-BI não garante o lucro e não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações divulgadas nesse material, que tem por finalidade apenas informar e servir como instrumento que auxilie a tomada de decisão de investimento, não devendo ser interpretado como material promocional, recomendação, oferta ou solicitação de oferta para comprar ou vender quaisquer títulos e valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros. Investimentos nos mercados financeiros e de capitais estão sujeitos a riscos de perda superior ao capital investido. A rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura. Nos termos do art. 22 da Resolução CVM 20/2021, o BB-BI, em conjunto com o Conglomerado Banco do Brasil S.A. (“Grupo”), declaram que (i) podem ser remunerados por serviços prestados ou possuir relações comerciais com a(s) empresa(s) analisada(s) neste relatório ou com pessoa natural ou jurídica, fundo ou universalidade de direitos, que atue representando o mesmo interesse dessa(s) empresa(s); (ii) podem possuir participação acionária direta ou indireta, igual ou superior a 1% do capital social da(s) empresa(s) analisada(s), e poderão adquirir, alienar ou intermediar valores mobiliários da(s) empresa(s) no mercado.

Quer dar uma nota para este conteúdo?

Falar com o assistente virtual do BB no WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência e personalizar os conteúdos de acordo com a nossa Política de Privacidade.