Perspectivas financeiras: um panorama do setor bancário e financeiro para 2025
Acesse a análise dos especialistas do BB Investimentos
Publicado por: Análise BB
4 minutos
Atualizado em
11/12/2024 às 08:18
Sumário do conteúdo a seguir:
Maior seletividade e vigília para com inadimplência por parte dos bancos; juros elevados beneficiando resultado financeiro e menores chances de eventos climáticos favorecem seguros; Ambiente concorrencial é a tônica para B3.
Abaixo detalhamos dinâmicas setoriais e subsetoriais, bem como destacamos nossas ações preferidas do setor para 2025.
Bancos
Esperamos um cenário menos promissor devido à deterioração das expectativas, incluindo um ambiente inflacionário e o retorno de juros mais altos, que aumentam os custos de captação e podem pressionar a inadimplência. Apesar da atividade econômica aquecida, a visibilidade menor nos leva a uma abordagem conservadora. Nesse contexto, destacamos o Itaú Unibanco como a melhor opção, por seu equilíbrio entre crescimento, rentabilidade e adaptação ao modelo digital.
Seleção 2025: Itaú Unibanco (ITUB4)
Seguros
As fortes chuvas que atingiram a região Sul resultaram em um aumento significativo da sinistralidade, cujos impactos foram observados nos resultados do segundo trimestre das companhias. Para 2025, a continuidade dos avanços no volume de prêmios, acompanhada de resultados financeiros fortalecidos pelas taxas de juros mais elevadas, e um cenário com sinalização de menor exposição a eventos climáticos extremos, indicam boas perspectivas para o setor
Seleção 2025: Caixa Seguridade (CXSE3)
Bolsa de Valores
O saldo do fluxo de capital estrangeiro se manteve no campo negativo ao longo de todo ano, e o volume financeiro médio diário negociado no mercado à vista de ações foi inferior na comparação anual. Assim, a B3 fez valer sua diversidade de negócios e produtos para compensação do desempenho inferior de sua principal linha de negócio. Para 2025 é aguardado o estabelecimento de uma nova bolsa de valores no país, planejada para iniciar suas operações no segundo semestre.
Seleção 2025: Sem indicações
- Acesse aqui todos os relatórios sobre Onde Investir em 2025.
Disclaimer
Este é um relatório público e foi produzido pelo BB-Banco de Investimento S.A. (“BB-BI”). As informações e opiniões aqui contidas foram consolidadas ou elaboradas com base em informações obtidas de fontes fidedignas e de boa-fé, tendo sido tomadas medidas razoáveis para assegurar sua exatidão no momento de publicação. Contudo, o BB-BI não garante que tais dados sejam totalmente isentos de distorções e não se compromete com a veracidade dessas informações. Todas as opiniões, estimativas e projeções contidas neste documento referem-se à data presente e derivam do julgamento de nossos analistas de valores mobiliários (“analistas’), podendo ser alteradas a qualquer momento sem aviso prévio. O BB-BI não garante o lucro e não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações divulgadas nesse material, que tem por finalidade apenas informar e servir como instrumento que auxilie a tomada de decisão de investimento, não devendo ser interpretado como material promocional, recomendação, oferta ou solicitação de oferta para comprar ou vender quaisquer títulos e valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros. Investimentos nos mercados financeiros e de capitais estão sujeitos a riscos de perda superior ao capital investido. A rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura. Nos termos do art. 22 da Resolução CVM 20/2021, o BB-BI, em conjunto com o Conglomerado Banco do Brasil S.A. (“Grupo”), declaram que (i) podem ser remunerados por serviços prestados ou possuir relações comerciais com a(s) empresa(s) analisada(s) neste relatório ou com pessoa natural ou jurídica, fundo ou universalidade de direitos, que atue representando o mesmo interesse dessa(s) empresa(s); (ii) podem possuir participação acionária direta ou indireta, igual ou superior a 1% do capital social da(s) empresa(s) analisada(s), e poderão adquirir, alienar ou intermediar valores mobiliários da(s) empresa(s) no mercado.
Quer dar uma nota para este conteúdo?