Mercado
Mercado
Que tal investir em crédito privado? Confira a Seleção do BB-BI para o mês de agosto
Selecionamos os títulos de crédito privado incentivados com a melhor relação de risco vs retorno para o investidor
Publicado por: Análise BB
5 minutos
Atualizado em
01/08/2024 às 10:51
Objetivo e metodologia
A Seleção BB-BI de Crédito Privado tem o objetivo de eleger títulos de crédito privado incentivados (com isenção de imposto de renda para pessoa física) que apresentem boa relação de risco-retorno para investidores qualificados ou público geral, sempre levando em consideração a avaliação do time de analistas de research do BB-BI acerca das métricas de crédito do emissor e do prêmio potencial ofertado. Sempre que possível, daremos prioridade à diversificação de títulos em relação a seus indexadores (IPCA ou CDI), prazos de vencimentos, emissores e setores de atuação. Recomendamos a leitura completa do material, que contém (i) a descrição dos títulos selecionados, e (ii) análise dos emissores.
Estratégia de seleção
Mantivemos a premissa de privilegiar os títulos de crédito privado incentivados de emissores que tenham perfil de risco high grade, ou seja, com maior nível de segurança relativa diante de maior volatilidade no mercado de juros local. Ao mesmo tempo, os papéis incentivados de emissores com melhores avaliações de crédito são também os mais negociados no mercado e, com isso, nos deparamos com volume ofertado de alguns papéis, que indicamos no mês passado, abaixo do limite mínimo definido em nossa metodologia – os quais excluímos da Seleção neste mês. Vale mencionar que não indicamos a venda desses ativos pelos clientes que já o possuem, conforme informamos na tabela da página anterior.
Para o mês de agosto, selecionamos 10 papéis, de 7 emissores diferentes, privilegiando os ativos indexados ao IPCA – que oferecem proteção de patrimônio contra a inflação – e permanecem com retorno atrativo em relação ao risco embutido nas teses de investimento das companhias quando comparamos ao rendimento do título público de referência (Tesouro IPCA+) após incidência de imposto de renda (simulação no gráfico abaixo).
Ainda, mantivemos a indicação de um título pós-fixado indexado ao CDI em linha com as incertezas em relação à direção da política monetária de curto prazo após a decisão do Copom de manutenção da taxa Selic em 10,5% a.a., em reunião encerrada ontem (31/07), na qual destacou em comunicado que a política monetária deve se manter contracionista por tempo suficiente em patamar que consolide o processo de desinflação e a ancoragem das expectativas em torno da meta.
Disclaimer
Este é um relatório público e foi produzido pelo BB-Banco de Investimento S.A. (“BB-BI”). As informações e opiniões aqui contidas foram consolidadas ou elaboradas com base em informações obtidas de fontes fidedignas e de boa-fé, tendo sido tomadas medidas razoáveis para assegurar sua exatidão no momento de publicação. Contudo, o BB-BI não garante que tais dados sejam totalmente isentos de distorções e não se compromete com a veracidade dessas informações. Todas as opiniões, estimativas e projeções contidas neste documento referem-se à data presente e derivam do julgamento de nossos analistas de valores mobiliários (“analistas’), podendo ser alteradas a qualquer momento sem aviso prévio. O BB-BI não garante o lucro e não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações divulgadas nesse material, que tem por finalidade apenas informar e servir como instrumento que auxilie a tomada de decisão de investimento, não devendo ser interpretado como material promocional, recomendação, oferta ou solicitação de oferta para comprar ou vender quaisquer títulos e valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros. Investimentos nos mercados financeiros e de capitais estão sujeitos a riscos de perda superior ao capital investido. A rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura. Nos termos do art. 22 da Resolução CVM 20/2021, o BB-BI, em conjunto com o Conglomerado Banco do Brasil S.A. (“Grupo”), declaram que (i) podem ser remunerados por serviços prestados ou possuir relações comerciais com a(s) empresa(s) analisada(s) neste relatório ou com pessoa natural ou jurídica, fundo ou universalidade de direitos, que atue representando o mesmo interesse dessa(s) empresa(s); (ii) podem possuir participação acionária direta ou indireta, igual ou superior a 1% do capital social da(s) empresa(s) analisada(s), e poderão adquirir, alienar ou intermediar valores mobiliários da(s) empresa(s) no mercado.
Quer dar uma nota para este conteúdo?