Mercado
Mercado
Procura por carros elétricos e menos poluentes cresce no Brasil
Dolphin Mini, da chinesa BYD, foi o vencedor geral do Prêmio Mobilidade Limpa como o veículo com menos emissões de poluentes vendido no Brasil
Publicado por: Broadcast Exclusivo
3 minutos
Atualizado em
22/07/2024 às 16:23
Por Gustavo Boldrini, do Broadcast
São Paulo, 22/07/2024 - A questão ambiental tem sido levada cada vez mais em conta pelos consumidores, e no mercado automobilístico não é diferente. No Brasil, a busca por carros elétricos ou híbridos vem crescendo nos últimos anos, enquanto as montadoras buscam se adaptar a esse novo momento do mercado.
Segundo levantamento da Webmotors, a busca por carros elétricos novos na plataforma cresceu 134% no primeiro semestre de 2024 em relação ao mesmo período do ano passado. Entre os modelos usados da categoria, a procura aumentou 84%. Entre os híbridos usados, a procura aumentou 83%, enquanto os híbridos zero quilômetro registraram um volume de buscas 62% maior.
Apesar da procura, o alto preço das baterias ainda impede que consumidores de menor poder aquisitivo tenham acesso aos veículos elétricos e híbridos. Com isso, aqueles compradores mais preocupados com a questão ambiental tendem a buscar veículos a combustão que gerem menos emissões de gases causadores do efeito estufa.
Mas, afinal, quais são os carros menos poluentes do Brasil? O Prêmio Mobilidade Limpa 2024, da Agência Autoinforme, revelado na semana passada, apresenta diversas categorias, e o nível de emissão de poluentes dos carros é feito por meio de uma medida de eficiência do motor, a MJ/km, ou um milhão de joules por quilômetro. Basicamente, trata-se da quantidade de energia (joules) que um motor gasta para andar um quilômetro. Com isso, é possível tirar conclusões sobre o nível de emissões de carbono do veículo.
A base para o prêmio são os dados públicos do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, do Inmetro, referentes ao mês de março.
Qual são os carros menos poluentes do Brasil?
Entre os elétricos, o modelo Dolphin Mini, da montadora chinesa BYD, obteve o menor nível de emissões, com 0,41 MJ/km. Ele também foi o campeão geral entre todas as categorias, mostrando o melhor desempenho em termos de eficiência do motor.
Na categoria dos híbridos convencionais, que possuem um motor elétrico e um a combustão, o vencedor do Prêmio Mobilidade Limpa 2024 foi o sedã médio Hyundai Ioniq, com 1,09 MJ/km.
Dentre os veículos a combustão, o vencedor foi compacto econômico Renault Kwid, registrando 1,36 MJ/km. Entre os sedãs compactos, o Chevrolet Onix Plus ficou à frente, com 1,42 MJ/km. Na categoria hatch compacto, o menos poluente foi o Volkswagen Polo, com 1,45 MJ/km.
Veja a lista de carros menos poluentes do país nas principais categorias
Elétricos
Híbridos convencionais
A combustão
Quer dar uma nota para este conteúdo?