Número de certificações de planejador financeiro cresce 13,4% em 2024
Publicado por: Broadcast Exclusivo
5 minutos
Atualizado em
05/02/2025 às 11:23
Por Bruna Camargo
São Paulo, 05/02/2025 - A certificação de planejador financeiro (Certified Financial Planner, na sigla em inglês), mais conhecida como CFP, teve um crescimento de 13,4% no último ano, chegando a 10.634 profissionais certificados ao fim de 2024, conforme dados da Associação Brasileira de Planejamento Financeiro (Planejar).
De 2022 para 2023, o aumento havia sido de 8,68%. A expectativa agora é aumentar o número para algo em torno de 12 mil em 2025, por meio da aproximação de escritórios de assessoria de investimentos e da abertura de novas praças de aplicação da prova pelo Brasil.
A certificação internacional CFP é obtida por meio de um exame que exige conhecimentos sobre temas como planejamento financeiro, sucessório, previdenciário e fiscal, além de gestão de risco e seguros. Mas o processo completo ainda inclui fases como a elaboração de um plano financeiro e a comprovação de experiência, o que indica que há profissionais na "fila" para, em breve, entrar nas contas da Planejar.
"O Brasil é um dos países que mais cresce na certificação, ocupamos a quinta posição mundial, e tivemos um crescimento rápido nos últimos anos pelas oportunidades interessantes", afirma Ana Leoni, presidente executiva da Planejar. Ela diz que ainda há um número pequeno de pessoas que acessam os serviços de profissionais CFP e, entre as pessoas que buscam o planejamento financeiro, a exigência por qualificação está maior. "Ser apenas um alocador de recursos líquidos, de carteira, talvez não seja o suficiente."
Há cerca de 26.681 assessores de investimentos credenciados pela Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias (Ancord), mas os dados da Planejar indicam que somente 1.307 são profissionais CFP. E é nesse público que o foco estará em 2025, com um "bom potencial de crescimento da certificação", afirma Leoni. Ela diz que a Planejar vai buscar maior aproximação dos assessores que "querem se diferenciar da concorrência e oferecer valor adicional para o cliente". Hoje a maioria dos profissionais CFP são do segmento de alta renda (25,7%), seguido por private banking (17,7%) e varejo (12,3%).
Saiba como é a profissão do planejador financeiro
Conheça o profissional que tem como objetivo planejar a sua vida financeiraHá uma concentração grande de profissionais CFP em São Paulo (55,4%) e no Rio de Janeiro (10,5%). A Planejar está trabalhando em estratégias para atrair profissionais de outras regiões para completarem a certificação e desenvolverem seus mercados. Uma das iniciativas é abrir novas praças para aplicação do exame CFP, facilitando o acesso para mais pessoas. Atualmente são sete cidades que recebem candidatos para as quatro provas anuais: Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. A partir do exame de julho, quatro novas cidades estarão na lista, adiantou Leoni: Belém, Florianópolis, Fortaleza e Salvador.
Os dados da Planejar indicam que a maioria (64,3%) dos profissionais CFP é composta por homens, porcentual que teve pouca alteração nos últimos anos. Em 2019, quando havia 4.674 CFP, eles eram 63,7%. "Ainda reflete o mercado financeiro de maneira geral", observa Leoni, reforçando que sempre há espaço para crescimento. Atrair mais mulheres para o segmento é um dos pleitos da executiva, que está apurando projetos e iniciativas que ajudem a alavancar os números.
Leoni, que chegou ao cargo de CEO da Planejar em agosto de 2024, tem reforçado o objetivo da associação de estar lado a lado dos profissionais CFP por toda a carreira. Enquanto lá fora já existe uma preocupação com uma "crise de aposentadoria" no segmento, por aqui a Planejar tem se antecipado, atraindo novas gerações por meio de ações em universidades e se colocando como um parceira dos profissionais atuantes. Ainda, ajuda os CFP mais maduros a se estruturarem de maneiras diferentes após a saída do mercado, eventualmente até como mentores dos novatos. "Queremos estar com ele nas diversas facetas."
Quer dar uma nota para este conteúdo?