carros e caminhões passando por estrada em rodovia

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Confira nova recomendação do BB-BI para EcoRodovias após resultados do 2T24

Publicado por: Análise BB

conteúdo de tipo Leitura4 minutos

Atualizado em

01/08/2024 às 16:44


A EcoRodovias apresentou um resultado positivo no 2T24, em nossa opinião, com crescimento de tráfego, puxado principalmente pelo fluxo de veículos pesados, expostos às atividades de transporte de soja, milho, açúcar e algodão; bem como crescimento de receita e EBITDA. O resultado foi marcado pela entrada de novas praças de pedágio em operação, pelo ganho de eficiência medido pelo indicador Custo caixa / Receita líquida e pela redução da alavancagem.

Desempenho econômico-financeiro

A EcoRodovias entregou no 2T24 Receita Líquida Ajustada de R$ 1,6 bilhão (+21% a/a), EBITDA Ajustado de R$ 1,2 bilhão (+25% a/a), com margem EBITDA Ajustada de 73,8% (+2,2 p.p. a/a) e Lucro Líquido de R$ 273 milhões (+120% a/a). O Capex no trimestre ficou em R$ 1,0 bilhão, com alavancagem medida pela Dívida Líquida / EBITDA Ajustado UDM em 3,3x (-0,6x a/a) e Custo Caixa / Receita Líquida Ajustada em 27,5% (-1,2 p.p. a/a).

Vale mencionar que, em maio, a EcoNoroeste atingiu o primeiro mês comparável desde o início da cobrança de pedágio, indicando maturação do projeto e, em junho, a Eco101 e a ANTT prorrogaram por mais 180 dias o prazo de suspensão do processo de relicitação, dando mais tempo às negociações, a fim de encontrar condições de otimização e readequação satisfatórias para o contrato.

Evolução do tráfego

O tráfego no 2T24 apresentou crescimento de 18,1% a/a no consolidado - puxado principalmente pelo início de cobrança de pedágio pela EcoRioMinas e EcoNoroeste - e de 7,7% a/a considerando as mesmas praças de pedágio. O principal driver do trimestre foi o fluxo de veículos pesados, especialmente na Ecovias dos Imigrantes, Eco050 e Ecovias do Cerrado, impulsionado pelo aumento das exportações de soja, milho, açúcar e algodão.

Impacto das enchentes no RS

A Ecosul apresentou redução de 2,8% a/a no tráfego consolidado (+3,9% a/a em veículos pesados e -22,2% a/a em veículos leves). Entretanto, a companhia informou que em junho as operações já estavam regularizadas e, no trimestre, a receita bruta da Ecosul apresentou crescimento de 9,5% a/a.

Desempenho das ações

As ações ECOR3 acumulam variação de -18% em 2024 e -6% nos últimos 12 meses, contra -5% e +5% do Ibovespa nos mesmo períodos, respectivamente. Investidores acompanham fatores como o fluxo de veículos nas rodovias, a gestão de passivos e a implementação de capex da companhia, bem como fatores macro como o comportamento da curva de juros e os riscos fiscais no Brasil, que influenciam o setor de maneira mais acentuada, dado seu alto nível de alavancagem comparado à média dos outros setores. Essa dinâmica conduz a uma maior dispersão de retornos em relação ao índice de referência.

Momento e perspectivas

A Ecorodovias vem confirmando as tendências positivas observadas nos últimos trimestres e, prospectivamente, deve se beneficiar da maturação das concessões EcoNoroeste e EcoRioMinas com todas as praças de pedágio em operação, dentre outras; além dos ganhos de eficiência esperados pelos processos de transformação digital. Entendemos que o principal risco para a tese da companhia será o comportamento da alavancagem, que deve se elevar à frente (porém, em ritmo controlado) e, posteriormente, voltar a se reduzir, à medida que a geração de caixa dos projetos evolua. Elevamos nossa recomendação à compra, mantendo preço-alvo de R$ 10,10 para o final de 2024 até que incorporemos os resultados do 2T24 em nosso modelo.

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