caminhões de transporte se movimentando em rodovia

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CCR Resultado 2T24 - Pegando embalo

Rodovias e aeroportos impulsionam resultado da CCR no 2T24.

Publicado por: Análise BB

conteúdo de tipo Leitura5 minutos

Atualizado em

30/07/2024 às 17:46


A CCR apresentou um resultado positivo no 2T24, em nossa opinião, com avanço em todos os modais. Destaques para: (i) fluxo de veículos e passageiros em rodovias e aeroportos, respectivamente; (ii) ganho de eficiência da companhia, medido pelo índice custo caixa/receita; e (iii) nível estável de alavancagem. A companhia reforçou seu posicionamento de seletividade em novos investimentos, continuidade na busca por ganhos de eficiência, foco na execução do capex para 2024 e na expansão de receitas complementares.

BB-BI reitera recomendação e preço-alvo. Confira ao final do relatório.

Desemepenho financeiro

A CCR encerrou o trimestre com Receita Líquida Ajustada de R$ 3,5 bilhões (+12,5% a/a), EBITDA Ajustado de R$ 2,0 bilhões (+14,4% a/a), margem EBITDA de 57,6% (+0,9 p.p. a/a), Lucro Líquido Ajustado de R$ 411 milhões (+102,1% a/a), Dívida líquida / EBITDA UDM de 3,1x (+0,1 p.p. a/a) e Capex de R$ 1,6 bilhão (+16,6% a/a).

Eventos climáticos no RS

O impacto das enchentes no RS resultou em uma queda de ~14% no fluxo de veículos e de ~26,5% na receita bruta de pedágio da ViaSul. A ViaSul representa ~8,0% do fluxo de veículos total e ~6,4% da receita bruta total de pedágio – que, por sua vez, representa ~53,3% da receita bruta total consolidada – da companhia. Portanto, um impacto líquido de ~1,1% no fluxo de veículos total e ~1,7% na receita bruta de pedágio da companhia, ou ~0,9% na receita bruta total consolidada.

Em conferência, a companhia informou que o fluxo na ViaSul foi normalizado em junho.

Destaques operacionais

Em Rodovias, o fluxo de veículos equivalentes, a despeito do impacto das enchentes no RS, evoluiu 3,8% a/a, com tarifa média crescendo 5,8%. O desempenho foi puxado principalmente por veículos comerciais na AutoBan, SPVias, ViaOeste e RodoAnel Oeste, atrelados aos níveis recorde de açúcar em 2024, além de algodão, soja, café e carnes. A cobrança dos eixos suspensos em veículos com o Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e) contribuiu em 3,3% do total de eixos equivalentes e segue contribuindo para os números do Grupo.

Em Mobilidade Urbana, o número de passageiros transportados aumentou 7,8% a/a, com receita tarifária crescendo 8,5%. Destaques no trimestre foram a adição de duas novas estações no Metrô Bahia, início da operação do Terminal Intermodal Gentileza (TIG) no VLT Carioca e a evolução da Via Mobilidade – Linhas 5 e 17 e ViaQuatro, em São Paulo.

Em Aeroportos, o número de passageiros embarcados cresceu 9,3% a/a, tendo as operações internacionais como principal driver, com crescimento de 15,7% a/a. Os destaques foram as concessionárias Aeris e Curaçao, impulsionadas pela maior ocupação das aeronaves e pela maior frequência de voos. No consolidado, o desempenho operacional e os ajustes tarifários contribuíram para um aumento de 15,8% na Receita Aeroportuária e Comercial.

Preço-alvo e recomendação

A CCR segue apresentando bom desempenho, trimestre a trimestre, com fidelidade à estratégia declarada de busca por eficiência, seletividade em novos projetos, controle de alavancagem e expansão de receitas complementares, que possuem maior margem. À frente, esperamos continuidade dessa dinâmica, tendo como ponto de alerta a execução do capex no segundo semestre, que tende a ser maior do que no primeiro e que embute em si um risco de execução, porém, inerente ao negócio. Sendo assim, até incorporarmos os números do 2T24, reiteramos nossa recomendação de compra, com preço-alvo de R$ 20,60 para o final de 2024.

Disclaimer

Este é um relatório público e foi produzido pelo BB-Banco de Investimento S.A. (“BB-BI”). As informações e opiniões aqui contidas foram consolidadas ou elaboradas com base em informações obtidas de fontes, em princípio, fidedignas e de boa-fé. Embora tenham sido tomadas todas as medidas razoáveis para assegurar que as informações aqui contidas não sejam incertas ou equivocadas, no momento de sua publicação, o BB-BI não garante que tais dados sejam totalmente isentos de distorções e não se compromete com a veracidade dessas informações. Todas as opiniões, estimativas e projeções contidas neste documento referem-se à data presente e derivam do julgamento de nossos analistas de valores mobiliários (“analistas’), podendo ser alteradas a qualquer momento sem aviso prévio, em função de mudanças que possam afetar as projeções da empresa, não implicando necessariamente na obrigação de qualquer comunicação no sentido de atualização ou revisão com respeito a tal mudança. Quaisquer divergências de dados neste relatório podem ser resultado de diferentes formas de cálculo e/ou ajustes. O Disclaimer completo encontra-se no relatório.

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