Mercado agora | Na Europa, bolsas fecham em alta acompanhando NY; Ibovespa também sobe e dólar recua
Publicado por: Broadcast Exclusivo
7 minutos
Atualizado em
06/01/2025 às 14:34
Por Luana Pavani e Matheus Andrade, do Broadcast
São Paulo, 06/01/2025 - A alta firme das bolsas de Nova York contagiou também as principais bolsas da Europa, que fecharam na maioria em alta o pregão desta segunda-feira, embora um indicador na região da zona do euro, o da inflação na Alemanha, tenha sido desfavorável, com alta acima do esperado.
O CPI índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) da Alemanha foi de 2,6% em dezembro, acima de 2,2% em novembro. O resultado superou a previsão de analistas consultados pela FactSet, que era de 2,4%. Ainda assim, analistas seguem apostando que o Banco Central Europeu (BCE) deva continuar cortando a taxa de juros na zona do euro.
- Em Frankfurt, o DAX teve alta de 1,53%. Em Madri, o Ibex35 subiu 1,30%. Em Londres, o FTSE 100 subiu 0,31%. Em Paris, o CAC 40 avançou 2,24%. Em Milão, a alta foi de 1,91% do FTSE MIB. Já em Lisboa, o PSI20 caiu 0,15%, com destaque para a notícia de que o CEO, Filipe Silva, está sendo investigado internamente devido a uma denúncia sobre conflitos de interesse.
Leia também:
Petróleo e minério de ferro costumam mexer com o Ibovespa: entenda por quêMercado de ações: tudo o que você precisa saberBolsas de NY seguem em alta
Os índices principais das bolsas de Nova York estão em alta desde a abertura, na verdade até antes, reagindo a uma notícia do The Washington Post sobre tarifas de importação a serem praticadas pelo presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, menos agressivas do que se previa. Fontes disseram ao jornal que estudam planos tarifários para alguns setores, não todos. O setor automotivo europeu foi um dos que se beneficiou de uma eventual suavização das ameaças protecionistas da administração Trump.
Embora o próprio Trump tenha ido a redes sociais negar a informação, que seria "fake news", o dólar caiu no mercado global, abrindo apetite a ações. O índice DXY, que mede o dólar ante seis rivais, recuava 0,58%, a 108,321 pontos há pouco.
Às 14h25, o Dow Jones subia 0,72%, o S&P 500 avançava 1,15% e o Nasdaq ganhava 1,66%, puxado pelo setor de tecnologia, após anúncio de investimento de US$ 80 bilhões em data centers para dar suporte a aplicações de inteligência artificial pela Microsoft.
Com agenda esvaziada, o Brasil também surfa na onda das bolsas americanas. O Ibovespa tem alta agora de 1,28%, aos 120.049 pontos, e o dólar cai 1,04%, cotado da R$ 6,1180.
Quer dar uma nota para este conteúdo?