Conheça o formulário 20-F, relatório de riscos exigido pela SEC para empresas estrangeiras
Empresas brasileiras com títulos listados nos EUA precisam comunicar aos investidores os riscos de negócio anualmente
Publicado por: Broadcast Exclusivo
3 minutos
Atualizado em
30/09/2024 às 15:51
Por Gustavo Boldrini, do Broadcast
Investir em ações é se expor a diversos riscos, não só os de mercado, como oscilação e volatilidade, mas também os do próprio negócio da empresa escolhida. Para facilitar ao investidor saber onde está colocando seu dinheiro e se vale a pena ou não ser sócio daquela companhia, uma dica é se debruçar sobre todos os riscos mapeados pelos gestores.
Um dos relatórios mais completos nesse sentido é o Formulário 20-F, que as empresas brasileiras listadas em bolsas americanas ou que negociam American Depositary Receipts precisam entregar para a Securities and Exchange Comission (SEC), o órgão que regula o mercado de capitais dos Estados Unidos.
Alguns exemplos são Vale, Petrobras, Embraer, Banco do Brasil, Suzano, Ambev, entre quase 50 companhias brasileiras com ADRs negociados. Além delas, estão obrigadas a entregar o 20F à SEC empresas brasileiras que têm ações diretamente listadas na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE) ou na Nasdaq, como Nubank (NU), Pagseguro (PAGS), Stone (STNE) e Inter (INTR), para citar algumas.
Logo, acessar o Formulário 20-F de uma empresa é uma forma de estar preparado para os riscos que aquela companhia apresenta para o seu investimento, ajudando a tomar as melhores decisões.
Como acessar o Formulário 20-F?
O Formulário 20-F é um documento que possui um padrão e deve ser apresentado pelas empresas estrangeiras à SEC anualmente, a fim de atualizar a avaliação de riscos sobre a companhia e ajudar no trabalho de analistas que acompanham aqueles papéis.
Entre as informações que precisam constar no 20-F estão um panorama geral da companhia, declarações prospectivas, prováveis fatores de risco, quais são as ferramentas de gestão de riscos utilizadas e informações gerais sobre o segmento de negócios da empresa, sua composição acionária, sua relação com órgãos reguladores, etc. Em outras palavras, trata-se de um exame completo daquela empresa, que conta ainda com uma auditoria externa para validar as informações.
Leia também: Mercado de ações: tudo o que você precisa saber
O Formulário 20-F é disponibilizado pelas companhias no site de Relações com Investidores (RI), geralmente na versão em inglês, mas pode estar também traduzido para o português. Além disso é possível acessar o documento na própria página da SEC.
Quer dar uma nota para este conteúdo?