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Ultrapar (UGPA3) 1T24: margens mais fracas na Ipiranga pesam no resultado do trimestre

Daniel Cobucci, analista de investimentos do BB-BI, analisa os resultados da Ultrapar no 1o trimestre 2024

Publicado por: Análise BB

conteúdo de tipo Leitura6 minutos

Atualizado em

10/05/2024 às 14:43


A Ultrapar divulgou ontem (8) o resultado do 1T24 com continuidade de bons números na Ultracargo, mas um avanço mais limitado na Ipiranga e na Ultragaz. Na Ipiranga, apesar de um avanço em volume de vendas, vemos uma margem EBITDA de R$ 140/m3, comparada aos R$ 159/m3 reportados pela Vibra no mesmo período. Na Ultragaz, pesou a menor demanda e o ambiente competitivo, em especial no segmento envasado, enquanto as boas notícias ficaram concentradas na Ultracargo, que vem crescendo em rentabilidade e em capacidade operacional. Destacamos também a aquisição feita pela Ultrapar neste trimestre, na Hidrovias do Brasil, consolidando uma participação de ~36% na empresa, o que entendemos como acertada, dadas as sinergias e possibilidades de expansão da atuação em setores expostos ao agronegócio, principalmente nas regiões Centro-Oeste e Norte.

Resultados por segmento:

Ultragaz. O volume de vendas teve uma queda de 4% a/a (-5% t/t), novamente puxada pelo pior desempenho no segmento envasado (-6% a/a), com menor demanda e ambiente mais competitivo após repasse do aumento de impostos em alguns segmentos. Já as vendas do segmento granel vieram estáveis na comparação anual e trimestral. Assim, o EBITDA da companhia ficou em R$ 401 milhões, +4% a/a e -1% t/t, mantendo a margem EBITDA acima dos R$ 900/tonelada, patamar que entendemos como robusto e que sinaliza boa relação entre custos, despesas e margens comerciais.

Ultracargo. A Ultracargo segue surpreendendo positivamente. O aumento de 12% a/a na capacidade estática colaborou para a elevação de 21% a/a no m3 faturado, como consequência das diversas adições de capacidade: (i) 90 mil m3 vindo da aquisição da Opla, em jul/23; (ii) 12 mil m3 com a aquisição da base de Rondonópolis, da Ipiranga; e (iii) 10 mil m3 com a expansão do terminal de Vila do Conde, a partir de jul/23. Assim, o 1T24 trouxe um EBITDA ajustado de R$ 165 milhões, +16% a/a e +7% t/t, apesar do aumento de 16% a/a nas despesas operacionais (gastos com pessoal: dissídio; e assessoria jurídica: renovação de concessões). Os resultados da Ultracargo seguem trazendo avanço na rentabilidade por metro cúbico e ampliações que sinalizam uma estratégia comercial acertada.

Ipiranga. O volume de vendas de combustíveis teve um aumento de 2% a/a (-8% t/t), puxado pelo incremento de 7% a/a no ciclo otto, apesar da redução de 3% nas vendas de diesel e de -4% em outros, o que entendemos como um resultado operacional bom, dadas as condições mais adversas no período, como as distorções tributárias na importação de diesel – sanadas em abril – e o maior nível de estoques no setor, com a expectativa de retorno dos impostos, o que pressionou preços. O EBITDA do trimestre atingiu R$ 783 milhões, 48% superior a/a, variação ligada à perda com estoques ocorrida no 1T23. A margem EBITDA ficou em R$ 140/m3, 26% abaixo dos R$ 190/m3 do 4T23, também um pouco abaixo de nossas projeções ao redor dos R$ 150/ m3, mas já refletindo a melhora trazida pelo processo depuração de postos e aprimoramentos em logística. Recentemente, houve a criação de dois convênios pelo Consefaz para coibir a importação de diesel com vantagens tributárias, o que sugere que as companhias listadas poderão melhorar suas condições na disputa de market share sem perda relevante de margens.

A Ultrapar acumula uma alta superior a 60% nos últimos doze meses, apesar de registrar uma queda de ~12% desde fevereiro, principalmente devido ao ambiente competitivo mais acirrado enfrentado pelas distribuidoras no período. De toda forma, mantemos o entendimento de que as melhorias em rentabilidade e eficiência obtidas no processo de turnaround da Ipiranga já se encontram precificadas, justificando a recomendação Neutra para UGPA3 e o preço-alvo de R$ 20,00.

UGPA3 vs IBOV

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