nota de dólar em frente gráfico indicando queda fundo amarelo

Onde investir

Estratégia Swing Trade - Stops são mesmo importantes?

Entenda a importância dos stops ao operar na Bolsa.

Publicado por: Análise BB

conteúdo de tipo Leitura5 minutos

13/06/2024 às 13:47

Atualizado em

14/06/2024 às 11:09


O Ibovespa fechou aos 119.936 pontos em 12/6/24, marcando o menor nível desde 14/11/2023. Em 2024, a variação é de -10,5%.

Em resumo: o mercado tem estado difícil para os compradores. Apesar disso, observamos que a Estratégia Swing Trade tem conseguido com sucesso desempenhar sua proposta de diversificação e assimetria, ao defender a rentabilidade conseguida nos momentos mais propícios do mercado.

Pela primeira vez, e aproveitando este momento de maior inatividade da estratégia por conta do período de predominantes quedas, trazemos uma tabela com estatísticas das 91 operações encerradas desde o início das operações (1/4/2023), incluindo um gráfico com o histórico do retorno médio por operação.

Corroborando com a nossa leitura favorável da metodologia, não estamos totalmente fora dos vinte ativos que acompanhamos na estratégia: há ainda uma única operação aberta, em JBS (JBSS3), que data do dia 29/4, e que acumula até o momento um retorno de +27%. Ela evidencia que mesmo diante de um mercado predominantemente em queda, a diversificação tem importância vital para a captura de papéis que eventualmente estarão vivendo um ciclo distinto, e podem trazer bons ganhos, se a estratégia for respeitada e a tendência for confirmada.

Uma das questões mais frequentes quanto à estratégia é a sua “ausência” de stops. Apesar de, de fato, não haver um nível de stop gráfico pré-estabelecido quando do início de uma operação, assumir que não existem stops é algo que não pode ser mais distante da realidade, já que acompanhamos diariamente a relação risco/retorno entre os pares de médias móveis customizados de cada ativo. Esse indicador tende a rapidamente sinalizar o final de uma operação tão logo ela evolua contrariamente, e uma vez identificada a confirmação da ausência de tendência, enviamos a comunicação do stop – e esperamos que o investidor acate, e venda o ativo. Reiteramos que a estratégia foi desenhada para operar assimetricamente, ou seja, que os ganhos sejam maiores que as perdas, e para que isso seja atingido, acreditamos que devemos sempre limitar as perdas, mas nunca os ganhos.

Conheça mais sobre o conceito e modalidades de ordens Stop

Também preparamos uma tabela na sequência para medir a efetividade de nossos stops neste momento de queda mais acentuada. Em média, os preços atuais estão 8% mais baixos do que os preços recomendados de saída dos ativos, mas podem chegar a mais de 20% em alguns casos como B3, que saímos ainda em janeiro deste ano, e Localiza, que saímos em abril. Neste momento em que estamos fora de praticamente todos os ativos que acompanhamos, podemos acompanhar sem receio qualquer queda que o mercado imprima, sem redução do nosso somatório de retornos de 182% acumulado nas operações já encerradas.

E, quando o mercado mostrar estabilidade, ou retomar eventuais altas, novas oportunidades surgirão, com naturalidade e respeitando sempre a metodologia, que busca capturar tendências. Estaremos, como sempre, monitorando.

Ainda vale? Monitor de operações em andamento

O monitor apresenta o andamento de cada operação ativa dentre as sugestões recentes.

Mais baratas? Ações que saímos recentemente

Estatísticas – acumulado desde 1/abr/2023

O que é uma Estratégia Swing Trade

A Estratégia Swing Trade é destinada a investidores que buscam oportunidades de rentabilidades mais elevadas, mas que também estejam dispostos a correr um pouco mais de risco no mercado de ações.

Como funciona a metodologia da Estratégia Swing Trade do BB Investimentos

A Estratégia Swing Trade se utiliza de algoritmos desenvolvidos pela equipe de Research do BB Investimentos para sugerir operações de curto e médio prazo. Ela busca rastrear tendências, por meio de um sistema baseado em uma combinação de pares médias móveis. Os momentos de sinalização de operação acontecem quando a média curta (informações de curto prazo) cruza a média longa (informações de médio prazo), conforme o exemplo abaixo.

Exemplo> Gerdau (GGBR4) - 6 meses

Cada ativo operado possui sua própria customização de médias, validado por meio de testes retroativos em diversos períodos e condições de mercado (backtesting), incluindo a melhor relação considerada entre retorno, risco e probabilidade de sucesso.

Por conta da utilização de dados técnicos estatísticos, e não de figuras e padrões gráficos, e o acompanhamento de uma tendência, movimento que possui duração indefinida, o cálculo de pontos de stop loss ou stop gain inicial não se aplica. Sendo assim, o momento de venda dos ativos no futuro será devidamente comunicado, e esta deve ser realizada, assim como a compra, pelo próprio investidor, de preferência imediatamente a partir do aviso de encerramento da operação.

O prazo para essa venda posterior pode se dar geralmente dentro de alguns dias, no caso da operação evoluir contra a tendência rastreada pelo sistema (um stop loss), podendo chegar a vários dias ou até meses, no caso da operação evoluir a favor da tendência capturada pelo sistema (um stop gain).

Veja também: Um ano de Estratégia Swing Trade. Quanto está rendendo?

Disclaimer

Este é um relatório público e foi produzido pelo BB-Banco de Investimento S.A. (“BB-BI”). As informações e opiniões aqui contidas foram consolidadas ou elaboradas com base em informações obtidas de fontes fidedignas e de boa-fé, tendo sido tomadas medidas razoáveis para assegurar sua exatidão no momento de publicação. Contudo, o BB-BI não garante que tais dados sejam totalmente isentos de distorções e não se compromete com a veracidade dessas informações. Todas as opiniões, estimativas e projeções contidas neste documento referem-se à data presente e derivam do julgamento de nossos analistas de valores mobiliários (“analistas’), podendo ser alteradas a qualquer momento sem aviso prévio. O BB-BI não garante o lucro e não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações divulgadas nesse material, que tem por finalidade apenas informar e servir como instrumento que auxilie a tomada de decisão de investimento, não devendo ser  interpretado como material promocional, recomendação, oferta ou solicitação de oferta para comprar ou vender quaisquer títulos e valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros. Investimentos nos mercados financeiros e de capitais estão sujeitos a riscos de perda superior ao capital investido. A rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura. Nos termos do art. 22 da Resolução CVM 20/2021, o BB-BI, em conjunto com o Conglomerado Banco do Brasil S.A. (“Grupo”), declaram que (i) podem ser remunerados por serviços prestados ou possuir relações comerciais com a(s) empresa(s) analisada(s) neste relatório ou com pessoa natural ou jurídica, fundo ou universalidade de direitos, que atue representando o mesmo interesse dessa(s) empresa(s); (ii) podem possuir participação acionária direta ou indireta, igual ou superior a 1% do capital social da(s) empresa(s) analisada(s), e poderão adquirir, alienar ou intermediar valores mobiliários da(s) empresa(s) no mercado. 

Quer dar uma nota para este conteúdo?

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência e personalizar os conteúdos de acordo com a nossa

Política de Privacidade.