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Análise Setorial Varejo: Março 2024

Em fevereiro, o Ibovespa valorizou 1,0%, enquanto o Icon manteve-se praticamente estável.

Publicado por: Análise BB

conteúdo de tipo Leitura6 minutos

Atualizado em

10/05/2024 às 16:14


Em fevereiro, o Ibovespa retornou aos patamares de precificação do último mês de novembro, quando registrou uma alta mensal de mais de 12%. Apesar do fluxo de capital estrangeiro ter sido negativo em fevereiro, as expectativas de crescimento da atividade econômica doméstica suportaram o desempenho positivo do IBOV, que variou 1,0% no mês.

Apesar dessa melhora nas expectativas, combinada com uma perspectiva mais benigna advinda do crédito e da inadimplência, o índice de consumo manteve-se praticamente estável no mês de fevereiro. Ao analisar a composição do índice, observamos que o desempenho inferior ao do Ibovespa refletiu a performance de empresas de outros segmentos distintos do varejo, enquanto as companhias varejistas (cerca de 30% do ICON) tiveram desempenho majoritariamente positivo, ratificando nossa percepção de que o cenário macro doméstico tem contribuído para a valorização do setor de consumo.

Dentre as companhias do nosso universo de cobertura, merece destaque a performance do Grupo Mateus (GMAT3 +17,3%), na esteira da divulgação de fracos resultados do 4T23 pelas suas concorrentes do segmento de alimentação em domicílio. Na ponta oposta, a** Pague Menos** (PGMN3 -6,3%) foi a companhia que apresentou o pior desempenho. Ao nosso ver, esse tombo deveu-se à desaceleração menor que a esperada da inflação em janeiro, o que acendeu um alerta no mercado quanto à possibilidade de um ciclo de cortes menos intenso na Selic. Ainda, no caso da Pague Menos, cujo endividamento é o mais alto dentre as drogarias de capital aberto e possui maior exposição a consumidores de classes sociais mais sensíveis à inflação, essa preocupação por parte dos investidores acabou pesando de forma mais intensa.

Em março, as companhias darão segmento à divulgação dos resultados referentes ao 4T23. Nossas expectativas para essa temporada são positivas. Apesar do 4T23 ainda refletir um cenário mais morno de vendas, esperamos que a gestão das empresas mostre sinais de evolução de vendas no início deste ano nas audioconferências de resultado, em linha com a melhoria das expectativas da atividade econômica.

Desempenho Ações Varejistas de Companhias Cobertas - Fevereiro 2024

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