Pular para o conteúdo principal da pagina
roupas brancas e amarelas em arara

Mercado

Análise Setorial Varejo: Junho 2024

No mês de maio, o Índice de Consumo caiu 2,26%, com performance um pouco superior à do Ibovespa.

Publicado por: Análise BB

conteúdo de tipo Leitura6 minutos

Atualizado em

04/06/2024 às 15:24


A bolsa deve encerrar o semestre longe de reverter as perdas acumuladas até maio, que totalizaram cerca de 9%. Esse desempenho coloca o Ibovespa com o pior retorno nominal em reais e em dólares (-16%) entre as principais bolsas globais.

Já o setor de Varejo seguiu a mesma tendência de abril e continuou pressionado pela abertura da curva de juros – consequência principalmente da diminuição do ritmo de corte de juros pelo Bacen –, pelas incertezas decorrentes da tragédia no Rio Grande do Sul e por resultados do 1T24 aquém das expectativas do mercado. Em sua maioria, as variáveis macroeconômicas estão positivas para o setor, com expansão do crédito, aumento da massa de renda real, e queda da taxa de desocupação, que podem, em conjunto, ajudar no impulsionamento do consumo das famílias. Por outro lado, o mercado ainda se mostra preocupado com uma possível pressão inflacionária advinda do mercado de trabalho aquecido e da inflação de serviços ainda resiliente.

No mês de maio, foi encerrada a temporada de resultados do 1T24. Dentre as companhias cobertas, merece destaque a Magazine Luiza (MGLU3), que apresentou crescimento de margens e aumento na posição de caixa. Já o Grupo Mateus (GMAT3) reportou, em nossa opinião, um resultado neutro, mas que tem mostrado consistência em seu plano de expansão. Na semana passada, a empresa anunciou a assinatura de um memorando de entendimentos não vinculante (MoU) com a companhia Novo Atacarejo, que possui estratégia de negócio similar ao Grupo, para atuação nos estados de Pernambuco, Paraíba e Alagoas. Os papéis da Lojas Renner (LREN3) sofreram durante o mês por conta do resultado com crescimento tímido de receita, mas também pelas enchentes no Sul do país, dado que a companhia tem sede em Porto Alegre e teve, inicialmente, 3% de sua rede afetada pelas águas. As ações do Grupo Natura (NTCO3) também sentiram os efeitos da divulgação de retração nas vendas. A RD Saúde (RADL3) apresentou ganho de receita e margens estáveis e a Pague Menos (PGMN), por sua vez, reportou bons resultados com a Extrafarma, mas o endividamento permanece alto. A Casas Bahia (BHIA3), apesar do resultado negativo, continuou sentindo os efeitos positivos do reperfilamento da dívida anunciado no final de abril e do avanço no Plano de Transformação.

Para junho, fica a expectativa quanto à aprovação do Projeto de Lei que inclui a taxação de 20% em compras internacionais de até USD 50 que, até o momento, tem apenas a incidência de 17% de ICMS.

Desempenho Ações Varejistas de Companhias Cobertas - Maio 2024

Disclaimer

Este é um relatório público e foi produzido pelo BB-Banco de Investimento S.A. (“BB-BI”). As informações e opiniões aqui contidas foram consolidadas ou elaboradas com base em informações obtidas de fontes fidedignas e de boa-fé, tendo sido tomadas medidas razoáveis para assegurar sua exatidão no momento de publicação. Contudo, o BB-BI não garante que tais dados sejam totalmente isentos de distorções e não se compromete com a veracidade dessas informações. Todas as opiniões, estimativas e projeções contidas neste documento referem-se à data presente e derivam do julgamento de nossos analistas de valores mobiliários (“analistas’), podendo ser alteradas a qualquer momento sem aviso prévio. O BB-BI não garante o lucro e não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações divulgadas nesse material, que tem por finalidade apenas informar e servir como instrumento que auxilie a tomada de decisão de investimento, não devendo ser  interpretado como material promocional, recomendação, oferta ou solicitação de oferta para comprar ou vender quaisquer títulos e valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros. Investimentos nos mercados financeiros e de capitais estão sujeitos a riscos de perda superior ao capital investido. A rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura. Nos termos do art. 22 da Resolução CVM 20/2021, o BB-BI, em conjunto com o Conglomerado Banco do Brasil S.A. (“Grupo”), declaram que (i) podem ser remunerados por serviços prestados ou possuir relações comerciais com a(s) empresa(s) analisada(s) neste relatório ou com pessoa natural ou jurídica, fundo ou universalidade de direitos, que atue representando o mesmo interesse dessa(s) empresa(s); (ii) podem possuir participação acionária direta ou indireta, igual ou superior a 1% do capital social da(s) empresa(s) analisada(s), e poderão adquirir, alienar ou intermediar valores mobiliários da(s) empresa(s) no mercado.

Quer dar uma nota para este conteúdo?

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência e personalizar os conteúdos de acordo com a nossa

Política de Privacidade.