Pular para o conteúdo principal da pagina
construção civil em andamento

Mercado

Setorial Construção Civil | Março 2024

Após um mês de janeiro marcado por volatilidade e correção nas cotações das principais companhias do setor, fevereiro trouxe um movimento de alta, embora a volatilidade durante o período tenha permanecido elevada. O índice Imob apresentou performance superior ao Ibovespa, de 1,27% contra 0,99% do IBOV.

Publicado por: Análise BB

conteúdo de tipo Leitura4 minutos

Atualizado em

24/05/2024 às 15:57


Resumo

Após o mês de janeiro ter sido marcado por volatilidade e correção nas cotações das principais companhias do setor, fevereiro mostrou um movimento de alta, embora a volatilidade durante o período tenha permanecido elevada. O índice Imob apresentou performance superior ao Ibovespa, de 1,27% contra 0,99% do IBOV.

O movimento foi reflexo de boas expectativas sobre a divulgação dos resultados finais de 2023 das principais companhias do segmento, principalmente em relação à captura de bons números em função das recentes alterações no programa Minha Casa Minha Vida.

A temporada de balanços foi oficialmente aberta com os resultados da MRV, divulgados no último dia útil do mês após o fechamento do mercado. A companhia exibiu níveis recordes de vendas no período, embora siga apresentando um patamar de endividamento e uma queima de caixa que pressionam o lucro.

As demais companhias apresentarão seus balanços ao longo do mês, com divulgações concentradas principalmente na semana entre os dias 11 e 15 de março (confira aqui o calendário), e esperamos que a performance dos ativos seja impactada diretamente de acordo com qualidade dos resultados apresentados.

Dados de Confiança

Confiança da Construção (ICST) quebra sequência de quatro meses seguidos em baixa, e avança para 97,6 pontos, acompanhando melhora do índice de expectativas, ambos atingindo o maior patamar desde outubro de 2022.

Indicadores de Atividade

O nível de atividade da indústria da construção desacelerou em janeiro, mas expectativas para os próximos 6 meses permanecem acima do nível neutro pela segunda leitura consecutiva, aos 54,1 pontos.

Dados de crédito e emprego

Taxas de financiamento tanto para PF como PJ seguem em declínio na base anual em janeiro, mas apresentaram leve avanço em relação ao mês anterior.

Funding e novas contratações

Poupança volta a apresentar captação líquida negativa em janeiro, mantendo tendência de desaceleração nas contratações. Já contratações FGTS 12m renovam as máximas históricas.

Índice de preços

Após três meses consecutivos em trajetória descendente, O INCC-M apresentou estabilidade na base anual de 12 meses em fevereiro, aos 3,23%. O movimento foi marcado por um leve recuo do indicador de materiais, enquanto mão de obra avançou na base anual

Disclaimer

Este é um relatório público e foi produzido pelo BB-Banco de Investimento S.A. (“BB-BI”). As informações e opiniões aqui contidas foram consolidadas ou elaboradas com base em informações obtidas de fontes fidedignas e de boa-fé, tendo sido tomadas medidas razoáveis para assegurar sua exatidão no momento de publicação. Contudo, o BB-BI não garante que tais dados sejam totalmente isentos de distorções e não se compromete com a veracidade dessas informações. Todas as opiniões, estimativas e projeções contidas neste documento referem-se à data presente e derivam do julgamento de nossos analistas de valores mobiliários (“analistas’), podendo ser alteradas a qualquer momento sem aviso prévio. O BB-BI não garante o lucro e não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações divulgadas nesse material, que tem por finalidade apenas informar e servir como instrumento que auxilie a tomada de decisão de investimento, não devendo ser interpretado como material promocional, recomendação, oferta ou solicitação de oferta para comprar ou vender quaisquer títulos e valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros. Investimentos nos mercados financeiros e de capitais estão sujeitos a riscos de perda superior ao capital investido. A rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura. Nos termos do art. 22 da Resolução CVM 20/2021, o BB-BI, em conjunto com o Conglomerado Banco do Brasil S.A. (“Grupo”), declaram que (i) podem ser remunerados por serviços prestados ou possuir relações comerciais com a(s) empresa(s) analisada(s) neste relatório ou com pessoa natural ou jurídica, fundo ou universalidade de direitos, que atue representando o mesmo interesse dessa(s) empresa(s); (ii) podem possuir participação acionária direta ou indireta, igual ou superior a 1% do capital social da(s) empresa(s) analisada(s), e poderão adquirir, alienar ou intermediar valores mobiliários da(s) empresa(s) no mercado.

Quer dar uma nota para este conteúdo?

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência e personalizar os conteúdos de acordo com a nossa

Política de Privacidade.