casal de animais espécie leão

Economia

Receita abre hoje consulta a segundo lote de restituições do IRPF

Publicado por: Broadcast Exclusivo

conteúdo de tipo Leitura3 minutos

Atualizado em

21/06/2024 às 13:36

Por Adriana Chiarini, do Broadcast

Rio de Janeiro, 21/06/2024 - A consulta ao segundo lote de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física já está aberta. A Receita Federal informou que ao longo do dia serão creditados R$ 8,5 bilhões nas contas ou PIX informados pelos 5.755.667 contribuintes contemplados desta vez.

Nesta fase, estão contribuintes que têm prioridade. São os que tem 80 anos ou mais, pessoas entre 60 e 79 anos, os com deficiência mental ou moléstia grave; professores que têm o magistério como maior fonte de renda e 3.812.767 contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida ou optaram por receber a restituição via PIX.

Há ainda um grupo de 252.738 pessoas recebendo a restituição antecipadamente, devido às enchentes no Rio Grande do Sul.

Entenda: Confira o calendário de lotes de restituição da declaração da pessoa física este ano

Se você está em um desses grupos e quer saber se sua restituição está disponível, acesse o site e clique em "Meu Imposto de Renda" e, em seguida, em "Consultar a Restituição". Caso haja identificação de pendência na declaração, deve-se fazer a retificação da declaração, com a correção do item solicitado pela Receita e enviar declaração retificadora.

A Receita informa que "se, por algum motivo, o crédito não for realizado (por exemplo, a conta informada foi desativada), os valores ficarão disponíveis para resgate por até 1 (um) ano no Banco do Brasil". Neste caso, o contribuindo deve reagendar a devolução. Para isso, deve acessar o Portal BB, ou ligar para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Quer dar uma nota para este conteúdo?

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência e personalizar os conteúdos de acordo com a nossa

Política de Privacidade.