Pular para o conteúdo principal da pagina
sacolas de compras nas cores azul, marrom e verde

Onde investir 2024

Onde investir 2024: Desafios e oportunidades do setor varejista para o próximo ano

Confira a análise do BB Investimentos

Publicado por: Análise BB

conteúdo de tipo Audio4 minutos

Atualizado em

11/12/2023 às 12:00


Perspectiva de continuidade do afrouxamento monetário deve contribuir para retomada das vendas no consumo, favorecendo especialmente companhias de varejo cíclico.

Abaixo detalhamos dinâmicas setoriais e subsetoriais, bem como destacamos nossas ações preferidas do setor para 2024.

Varejo

Apesar de as varejistas ainda estarem negociando a múltiplos EV/EBITDA inferiores à média dos últimos 2 anos, houve uma redução de 28% do desconto frente ao observado ao final de 2022 na média, o que pode sinalizar o início de um processo de recomposição de posições em companhias cíclicas, como é o caso das varejistas. Nesse contexto, que também decorre da perspectiva de continuidade do ciclo de afrouxamento monetário no Brasil e início desse ciclo nos Estados Unidos ao longo de 2024, optamos por uma abordagem menos conservadora, indicando companhias que têm potencial para capturar essa melhoria das condições de crédito na recuperação das vendas, além da própria valorização ocasionada por uma taxa de desconto menor.

Vale pontuar que, apesar de vislumbrarmos outras companhias também em condições de capturar a melhora do ambiente de crédito, vemos relações risco-retorno desequilibradas, com um alto risco de execução em estratégias de turnaround em algumas empresas.

Seleção 2024: Lojas Quero-Quero (LJQQ3), Grupo Mateus (GMAT3) e Magazine Luiza (MGLU3)

Shoppings

Das três companhias de capital aberto do setor (Alos, Iguatemi e Multiplan), TODAS devem reportar crescimento de EBITDA em 2023. Isso porque, apesar da parcela de consumo nas vendas totais dos shopping centers ainda ser expressiva, cerca de 60% dos frequentadores estão em busca de lazer, alimentação e serviços, reduzindo significativamente a correlação entre consumo das famílias e o resultado dos shoppings.

A boa performance econômico-financeira refletiu no desempenho das ações ao longo do ano, com as três companhias apresentando performance superior à do Ibovespa no período.

Nossa percepção para 2024 é a de que o segmento de shoppings seguirá reportando resultados positivos – apesar do crescimento esperado de EBITDA ser inferior ao observado em 2023 – mas já embutido no preço corrente, razão pela qual optamos por não incluir o segmento na Seleção BB.

Seleção 2024: Sem indicações.

  • Acesse aqui todos os relatórios sobre Onde Investir em 2024.
Disclaimer

Este é um relatório público e foi produzido pelo BB-Banco de Investimento S.A. (“BB-BI”). As informações e opiniões aqui contidas foram consolidadas ou elaboradas com base em informações obtidas de fontes fidedignas e de boa-fé, tendo sido tomadas medidas razoáveis para assegurar sua exatidão no momento de publicação. Contudo, o BB-BI não garante que tais dados sejam totalmente isentos de distorções e não se compromete com a veracidade dessas informações. Todas as opiniões, estimativas e projeções contidas neste documento referem-se à data presente e derivam do julgamento de nossos analistas de valores mobiliários (“analistas’), podendo ser alteradas a qualquer momento sem aviso prévio. O BB-BI não garante o lucro e não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações divulgadas nesse material, que tem por finalidade apenas informar e servir como instrumento que auxilie a tomada de decisão de investimento, não devendo ser interpretado como material promocional, recomendação, oferta ou solicitação de oferta para comprar ou vender quaisquer títulos e valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros. Investimentos nos mercados financeiros e de capitais estão sujeitos a riscos de perda superior ao capital investido. A rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura. Nos termos do art. 22 da Resolução CVM 20/2021, o BB-BI, em conjunto com o Conglomerado Banco do Brasil S.A. (“Grupo”), declaram que (i) podem ser remunerados por serviços prestados ou possuir relações comerciais com a(s) empresa(s) analisada(s) neste relatório ou com pessoa natural ou jurídica, fundo ou universalidade de direitos, que atue representando o mesmo interesse dessa(s) empresa(s); (ii) podem possuir participação acionária direta ou indireta, igual ou superior a 1% do capital social da(s) empresa(s) analisada(s), e poderão adquirir, alienar ou intermediar valores mobiliários da(s) empresa(s) no mercado.

Quer dar uma nota para este conteúdo?

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência e personalizar os conteúdos de acordo com a nossa

Política de Privacidade.