Pular para o conteúdo principal da pagina
figuras geométricas equilibradas como balança

Quero aprender

O que é a inflação implícita e qual o seu impacto nas expectativas de juros

A perspectiva de agentes do mercado financeiro para a inflação oficial, medida pelo IPCA, está nas entrelinhas

Publicado por: Broadcast Exclusivo

conteúdo de tipo Leitura4 minutos

Atualizado em

06/11/2023 às 10:05

Por Gustavo Boldrini

A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) tem mostrado um arrefecimento nos últimos meses, validando o início do processo de corte da taxa básica de juros (Selic) pelo Banco Central. Por outro lado, porém, um fator em específico tem entrado no radar de alguns analistas e pode servir como um entrave para que o BC acelere seu processo de afrouxamento monetário: a chamada inflação implícita.

Mas, afinal, o que é, como ela é calculada e qual é o papel dela na construção das projeções de economistas?

O que é a inflação implícita?

A inflação implícita é um termo utilizado por economistas para designar a diferença entre a taxa de juros nominal (a que está vigente na curva DI) e a real (a taxa nominal com desconto da inflação). Em outras palavras, é a diferença entre a taxa de juros de um determinado contrato de Depósito Interfinanceiro (DI) e a taxa de um contrato de renda fixa atrelado à inflação, geralmente NTN-B ou Tesouro IPCA+, referente ao mesmo vencimento. O valor desse cálculo pode ser lido como a precificação que agentes de mercado estão colocando para a inflação em determinado período.

Por exemplo: se o DI com vencimento em janeiro de 2026 está em 10,00% e a NTN-B do mesmo vencimento está com uma remuneração de 7% na curva a termo daquele dia, conclui-se que a inflação implícita para o período entre a data de hoje e o primeiro dia de 2026 é de 3%.

A inflação implícita acaba impactando a percepção do mercado em relação à política monetária do Banco Central. Como o BC tem o objetivo de levar a inflação à meta por meio de ajustes na taxa de juros, se as expectativas inflacionárias mudam, é natural que as perspectivas para a Selic também mudem.

Ou seja, medir as expectativas inflacionárias por meio da inflação implícita é uma maneira de colher praticamente em tempo real as projeções do mercado, sem ter de esperar pelo próximo Boletim Focus, já que ela leva em conta as cotações de títulos naquele dia.

Bancos e corretoras fazem seus próprios cálculos de inflação implícita, mas é também possível acompanhar os números pela página da Anbima.

Quer dar uma nota para este conteúdo?

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência e personalizar os conteúdos de acordo com a nossa

Política de Privacidade.