Pular para o conteúdo principal da pagina
seta em cor amarela com luzes apontando para cima

Mercado

Monitor de ratings: relatório mensal (20/05/24)

Confira as principais mudanças de rating do mercado, destacando as últimas alterações nas notas de avaliação atribuídas pelas principais agências de rating.

Publicado por: Análise BB

conteúdo de tipo Leitura6 minutos

Atualizado em

20/05/2024 às 10:26


Ratings: panorama doméstico

Em 01/05/24, a Moody´s reafirmou o rating soberano do Brasil em Ba2, mas alterou a perspectiva de neutra para positiva. Conforme o comunicado divulgado pela agência, a mudança na perspectiva é sustentada pela avaliação de um crescimento econômico mais robusto, suportado pela implementação de reformas estruturais ao longo dos últimos anos.

A Moody´s também citou o progresso gradual na consolidação fiscal, o que pode permitir a estabilização da dívida do Brasil. O rating Ba2 mantém o país em “grau especulativo”, a duas posições do “grau de investimento”.

O que poderia elevar ou rebaixar a nota do Brasil, segundo a Moody's?

A principal métrica avaliada pela agência é a trajetória da dívida pública e, neste contexto, a melhora do resultado primário e do déficit fiscal sustentariam a credibilidade da política fiscal do país, o que poderia levar à redução do prêmio de risco soberano – e, como consequência, à redução nos custos de financiamento para o país e suas empresas, maior atratividade para investimentos estrangeiros e uma melhora no ambiente econômico geral, contribuindo para um ciclo virtuoso de crescimento e estabilidade. Importante mencionar que perspectivas positivas não garantem uma imediata elevação da nota de crédito, mas sinaliza uma expectativa favorável.

Importante mencionar que perspectivas positivas não garantem uma imediata elevação da nota de crédito, mas sinaliza uma expectativa favorável.

Imediatamente após o anúncio, observou-se uma reação positiva refletida na atribuição, pela Moody´s, de 12 novos ratings a empresas e instituições financeiras, além de 28 atribuições de perspectivas de crédito, todas elas positivas.

Disclaimer

Este é um relatório público e foi produzido pelo BB-Banco de Investimento S.A. (“BB-BI”). As informações e opiniões aqui contidas foram consolidadas ou elaboradas com base em informações obtidas de fontes fidedignas e de boa-fé, tendo sido tomadas medidas razoáveis para assegurar sua exatidão no momento de publicação. Contudo, o BB-BI não garante que tais dados sejam totalmente isentos de distorções e não se compromete com a veracidade dessas informações. Todas as opiniões, estimativas e projeções contidas neste documento referem-se à data presente e derivam do julgamento de nossos analistas de valores mobiliários (“analistas’), podendo ser alteradas a qualquer momento sem aviso prévio. O BB-BI não garante o lucro e não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações divulgadas nesse material, que tem por finalidade apenas informar e servir como instrumento que auxilie a tomada de decisão de investimento, não devendo ser interpretado como material promocional, recomendação, oferta ou solicitação de oferta para comprar ou vender quaisquer títulos e valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros. Investimentos nos mercados financeiros e de capitais estão sujeitos a riscos de perda superior ao capital investido. A rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura. Nos termos do art. 22 da Resolução CVM 20/2021, o BB-BI, em conjunto com o Conglomerado Banco do Brasil S.A. (“Grupo”), declaram que (i) podem ser remunerados por serviços prestados ou possuir relações comerciais com a(s) empresa(s) analisada(s) neste relatório ou com pessoa natural ou jurídica, fundo ou universalidade de direitos, que atue representando o mesmo interesse dessa(s) empresa(s); (ii) podem possuir participação acionária direta ou indireta, igual ou superior a 1% do capital social da(s) empresa(s) analisada(s), e poderão adquirir, alienar ou intermediar valores mobiliários da(s) empresa(s) no mercado.

Quer dar uma nota para este conteúdo?

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência e personalizar os conteúdos de acordo com a nossa

Política de Privacidade.