galochas amarelas com reflexo em poça de água

Mercado

Monitor de ratings: relatório mensal (17/06/24)

Confira as principais mudanças de rating do mercado, destacando as últimas alterações nas notas de avaliação atribuídas pelas principais agências de rating.

Publicado por: Análise BB

conteúdo de tipo Leitura5 minutos

Atualizado em

17/06/2024 às 13:32


Panorama

As últimas semanas foram marcadas por um ambiente de maior incerteza global e doméstica, com impactos adicionais no cenário brasileiro decorrente das enchentes no Rio Grande do Sul, estado que responde por cerca de 6% do PIB do Brasil. Embora as consequências desse evento climático sobre setores corporativos da economia ainda não sejam completamente mensuráveis, as agências de rating revisitaram perspectivas de risco de crédito de companhias com exposição significativa às áreas afetadas.

Nesse contexto, tivemos alterações recentes de perspectivas de bancos regionais como o Banco do Estado do Rio Grande do Sul, Sicredi e BRB - Banco de Brasília para CreditWatch com implicações negativas. A colocação em CreditWatch indica a potencial direção de um rating de curto ou longo prazo de acordo com o monitoramento de eventos ou tendências que podem levar os ratings a serem colocados sob monitoramento. Os impactos exatos das enchentes sobre os bancos em destaque ainda não são claros, mas há uma preocupação por parte das agências sobre como esse episódio pode afetar o desempenho financeiro destas instituições. Adicionalmente, os efeitos das enchentes também podem ter reflexos sobre outros bancos brasileiros, porém em menor escala devido a fatores mitigantes. As listagens CreditWatch levam uma das seguintes designações para indicar a possível direção do rating, segundo a S&P Global:

Positivo: o rating poderá ser elevado. − Negativo: o rating poderá ser rebaixado. − Em desenvolvimento: o rating poderá ser elevado, rebaixado ou reafirmado.

No que pese o cenário desafiador no sul do país, de 12 de janeiro até a data atual (14 de junho), tivemos 30 elevações de perspectivas para positiva e 7 para negativa.

Disclaimer

Este é um relatório público e foi produzido pelo BB-Banco de Investimento S.A. (“BB-BI”). As informações e opiniões aqui contidas foram consolidadas ou elaboradas com base em informações obtidas de fontes fidedignas e de boa-fé, tendo sido tomadas medidas razoáveis para assegurar sua exatidão no momento de publicação. Contudo, o BB-BI não garante que tais dados sejam totalmente isentos de distorções e não se compromete com a veracidade dessas informações. Todas as opiniões, estimativas e projeções contidas neste documento referem-se à data presente e derivam do julgamento de nossos analistas de valores mobiliários (“analistas’), podendo ser alteradas a qualquer momento sem aviso prévio. O BB-BI não garante o lucro e não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações divulgadas nesse material, que tem por finalidade apenas informar e servir como instrumento que auxilie a tomada de decisão de investimento, não devendo ser interpretado como material promocional, recomendação, oferta ou solicitação de oferta para comprar ou vender quaisquer títulos e valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros. Investimentos nos mercados financeiros e de capitais estão sujeitos a riscos de perda superior ao capital investido. A rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura. Nos termos do art. 22 da Resolução CVM 20/2021, o BB-BI, em conjunto com o Conglomerado Banco do Brasil S.A. (“Grupo”), declaram que (i) podem ser remunerados por serviços prestados ou possuir relações comerciais com a(s) empresa(s) analisada(s) neste relatório ou com pessoa natural ou jurídica, fundo ou universalidade de direitos, que atue representando o mesmo interesse dessa(s) empresa(s); (ii) podem possuir participação acionária direta ou indireta, igual ou superior a 1% do capital social da(s) empresa(s) analisada(s), e poderão adquirir, alienar ou intermediar valores mobiliários da(s) empresa(s) no mercado.

Quer dar uma nota para este conteúdo?

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência e personalizar os conteúdos de acordo com a nossa

Política de Privacidade.