Pular para o conteúdo principal da pagina

Mercado

Mercado agora | Ibovespa cai, pressionado por Petrobras e ignorando alta do minério; NY tem leve alta

Publicado por: Broadcast Exclusivo

conteúdo de tipo Leitura4 minutos

Atualizado em

17/05/2024 às 12:42

Por Gustavo Boldrini, do Broadcast

São Paulo, 17/05/2024 - O Ibovespa opera em baixa nesta sexta-feira, pressionado pela Petrobras e em dia de maior volatilidade devido ao vencimento de opções sobre ações. Às 12h20, o índice recuava 0,23%, a 127.987 pontos, enquanto o dólar tinha baixa de 0,33%, a R$ 5,1133.

Fechando uma semana agitada com divulgação de balanço e demissão do presidente Jean Paul Prates, as ações da Petrobrás voltam a pesar sobre a Bolsa, recuando entre 1,18% (PETR4) e 1,63% (PETR3) há pouco. Os ativos da estatal recuam mais de 10% no acumulado da semana, em meio a dúvidas sobre o futuro da empresa com a indicação de Magda Chambriard para o posto de CEO no lugar de Prates. Também o evento técnico de vencimento de opções pressiona a Petrobras, já que os derivativos sobre suas ações costumam ser os mais negociados tradicionalmente. Uma opção de ação é um contrato derivativo, ou seja, que varia em torno do ativo de referência numa data futura. Há uma lista de contratos negociados com diferentes vencimentos e preços sobre os quais o investidor pode apostar na alta ou na baixa do ativo principal, ao negociar opções de compra, conhecidas como "put"; e opções de venda, chamadas de "call".

A alta de 2,18% do minério de ferro na China e o anúncio de medidas de estímulo à economia no país asiático não são suficientes para tirar o Ibovespa do vermelho, mas impulsionam as ações da Vale (VALE3), que operam em alta de 1,30%.

Em sua primeira entrevista após o Comitê de Política Monetária (Copom) de maio, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse com exclusividade ao Broadcast/Estadão que trabalha para terminar o mandato com a expectativa da inflação na meta, mas ponderou que "garantir resultados é difícil".

No âmbito fiscal, fica no foco o anúncio, ontem à noite, do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), de que será mantida a desoneração da folha de salários dos municípios este ano. O impacto estimado é de R$ 7,2 bilhões aos cofres da União.

Leia também: Mercado de ações: tudo o que você precisa saber

Em Nova York, os índices de ações operam em ligeira alta nesta sexta-feira, em semana que contribuiu para as apostas em cortes de juros pelo Federal Reserve (Fed, o banco central americano) neste ano, principalmente após a divulgação de dados de inflação de abril abaixo do previsto. Há pouco, o índice Dow Jones tinha ganho de 0,05%, o S&P 500 subia 0,03% e o Nasdaq avançava 0,02%.

Banner com informações sobre doação para as pessoas impactadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul

Quer dar uma nota para este conteúdo?

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência e personalizar os conteúdos de acordo com a nossa

Política de Privacidade.