Pular para o conteúdo principal da pagina
halteres ao lado de cofre em formato de porco sob cédulas de dinheiro

Quero aprender

Deseconomês | Malhação e investimentos

Confira dicas para organizar sua vida financeira

Publicado por: Análise BB

conteúdo de tipo Leitura4 minutos

Atualizado em

09/07/2024 às 10:17

Quando começa o ano, todo mundo (ok, quase todo mundo) faz planos para fazer mais atividade física, entrar na academia, se alimentar melhor... O Dicionário do Deseconomês pega carona nesse período em que as pessoas estão mais dispostas a fazer planos para falar de um assunto que muita gente torce o nariz: planejamento financeiro. Você vai ver que planejar a sua vida financeira vai ajudar, inclusive, a cumprir a meta da malhação. Vem com a gente?

Entendendo a relação com dinheiro

Quando você ouve a palavra “dinheiro”, o que vem na sua mente? Para muita gente, a associação é com preocupação, dívidas e problemas. Mas será que precisa ser assim? E se pensássemos em dinheiro como um meio de realização dos nossos sonhos e objetivos? Afinal, é por meio dele que fazemos trocas na sociedade, ou seja, troco meu tempo para a realização de algum trabalho e, em contrapartida, recebo dinheiro. O dinheiro, que ganhei “vendendo” meu tempo, posso trocar por comida, transporte, diversão, entre outros bens e serviços que fazem parte do nosso dia a dia.

Conheça-te a ti mesmo

Diante disso, é importante entender que organização financeira não significa deixar de fazer aquilo que gostamos, mas darmos preferência para aquilo que mais gostamos.

E esse momento de priorização vai funcionar quase como uma terapia com seu psicólogo de infância ou a pausa da meditação, como você preferir nominar. O importante é o exercício de autoconhecimento. O que realmente é importante para você? O que te move? O que te faz levantar todos os dias para trabalhar? Diante disso, quais são suas prioridades de gastos?

Nesse contexto, fica a dica de um exercício bolado pela professora e pesquisadora da Universidade Federal de Santa Catarina, Dulce Soares, para o qual ela deu o nome de Gastograna. Tente elencar os itens que você gasta no seu orçamento mensal dentro da seguinte regra:

Gosto e Gasto ✓ Gosto e Não Gasto ✗ Não Gosto e Gasto ✗ Não Gosto e Não Gasto ✓

É aqui que você vai separar – ou não – o recurso da academia ou da compra daquele alimento orgânico que é um pouco mais caro, por exemplo. Lembrando que o Minhas Finanças, disponível no App BB, é uma excelente ferramenta para te ajudar nesse planejamento. Já experimentou?

Definindo sonhos e objetivos

Quando conseguimos materializar um objetivo, parece que o caminho até ele fica mais palpável, não é mesmo? Por exemplo, é diferente guardar dinheiro porque “eu preciso guardar dinheiro” de economizar e investir para comprar uma casa, fazer uma viagem, ter uma aposentadoria tranquila. E a ideia é que você tenha mais de um objetivo mesmo. Afinal, o caminho que você vai pegar para atingir cada um deles não é necessariamente o mesmo.

Conhecendo meu perfil do investidor

Outro passo importante rumo a uma vida financeira mais organizada é conhecer seu perfil de investidor. Afinal, traçados seus objetivos, é preciso saber se você está disposto a percorrer um caminho mais íngreme, porém provavelmente mais curto; ou se é da turma do “é devagar e sempre que se chega lá”.

Não há certo ou errado, mas personalidades e momentos de vida diferentes. Por isso, se ainda não preencheu, responda ao questionário Análise do Perfil do Investidor, o famoso API. Caso já tenha preenchido há algum tempo, vale uma atualização. Afinal, todo mundo muda um pouco com o passar da vida, não é mesmo?

E aí? Já começou a colocar em prática os planos da malhação? Vamos colocar o planejamento financeiro nessa história também? Lembrando que, para ambos, não é fácil no começo, mas o importante é não desistir. A recompensa vale a pena.

*Texto de Deborah Carvalho e Theo Linero, funcionários do BB.

Quer dar uma nota para este conteúdo?

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência e personalizar os conteúdos de acordo com a nossa

Política de Privacidade.