Pular para o conteúdo principal da pagina
menino jovem jogando no computador

Mercado

GameStop volta a ser alvo de movimento especulativo na internet, das 'ações meme'

Publicado por: Broadcast Exclusivo

conteúdo de tipo Leitura4 minutos

Atualizado em

13/05/2024 às 18:24

Por André Marinho e Luana Pavani, do Broadcast

São Paulo, 13/05/2024 - Os papéis da GameStop chegaram o dobrar o preço apenas no pregão desta segunda-feira em Nova York, em um movimento que evoca o auge da euforia com as chamadas "ações memes" que deflagrou volatilidade nos mercados no começo de 2021. O gatilho, desta vez, foi uma publicação no X (antigo Twitter) da conta do investidor conhecido como "Roaring Kitty", no último domingo.

Em 2021, a página "Roaring Kitty" liderou a ofensiva especulativa que, à época, chegou a forçar o fundo Melvin Capital a buscar uma injeção de capital. A conta é administrada pelo analista financeiro Keith Gill. Depois de quase três anos de inatividade, o usuário publicou ontem à noite a ilustração de um homem sentado em uma cadeira, em posição reflexiva.

Em fóruns na internet, como o Reddit, a imagem foi interpretada como um sinal para a retomada das atividades especulativas, mais uma vez lideradas pela GameStop. Pouco depois da abertura do pregão, a varejista de jogos eletrônicos disparou até 110% e teve negociações paralisadas múltiplas vezes.

Há indícios de que outras empresas de menor porte também são alvos da nova investida, como a rede de salas de cinema AMC, a fabricante de carros elétricos Faraday Future e a produtora de vacinas Novavax, todas com altas na casa de 30% nesta sessão, e com o volume de negócios mais elevado em Wall Street, de acordo com a FactSet.

Até o momento, o esforço parece ter o efeito almejado pelos operadores. Investidores com posições de venda a descoberto na GameStop já perderam US$ 1,286 bilhão hoje, de acordo com cálculos do grupo financeiro Ortex. No acumulado de maio até agora, as perdas chegam a US$ 1,675 bilhão.

O que são ações-meme?

Ações-meme ou "meme stocks", em inglês, são um grupo de ações de empresas de baixa liquidez e alta volatilidade na bolsa que ganham repentina popularidade em redes sociais, sem um motivo fundamentalista, apenas especulativo. De uma hora para outra, esses papéis sobem de preço e passam por momentos de alto volume de negociação.

O que aconteceu com a GameStop?

A GameStop era uma varejista de videogames que em 2021, em meio à pandemia, se viu diante de uma mudança na forma com que os jogadores adquiriam jogos, abandonando as mídias físicas por downloads. Grandes investidores em busca de oportunidades entraram na ação, apostando em sua queda. Mas investidores de varejo, ou seja, do tipo pessoa física, como Gill, mudaram esse cenário, comprando rapidamente enorme quantidade de ações da empresa que parecia caminhar para a falência, o que forçava os fundos de hedge a cobrirem suas posições, ou seja, comprarem os papéis para minimizarem as perdas.

Essa é a operação em bolsa conhecida como "short squeeze", na qual investidores de varejo organizam ondas de compras de ações em que identificam grandes volumes de posições vendidas. O objetivo é impor prejuízos aos fundos de hedge que, por meio de contratos de opções, apostam na desvalorização das companhias.

Na batalha Davi contra Golias, o grupo de pequenos investidores da GameStop venceu, fazendo as ações da GameStop se valorizarem mais de 1,000% em 2021. Os fundos Citron Research e Melvin Capital, entre outros, tiveram perdas bilionárias individualmente.

A saga do investidor por trás do perfil "Roaring Kitty" e o frenesi de comunidades de investidores em ações-meme que se comunicavam via Reddit é tema do filme "Dumb Money", da Sony Pictures.

Quer dar uma nota para este conteúdo?

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência e personalizar os conteúdos de acordo com a nossa

Política de Privacidade.