Pular para o conteúdo principal da pagina

Mercado

Fundamentos sólidos e dividendos. Confira o resultado da Weg no 4T23

Segundo analistas do BB BI, a Weg entregou no 4T23 um resultado positivo.

Publicado por: Análise BB

conteúdo de tipo Leitura5 minutos

Atualizado em

23/02/2024 às 14:22


A WEG apresentou um resultado positivo no 4T23, em nossa opinião, tanto no mercado interno quanto no mercado externo, a despeito do impacto negativo do câmbio nas receitas externas no período. Os drivers de destaque foram os negócios de ciclo longo, especialmente ligados à Geração, Transmissão e Distribuição de Energia (GTD). Houve crescimento de margens em todas as linhas, devido principalmente à (i) acomodação de custos com matéria-prima, especialmente aço e cobre; ao (ii) melhor mix de produtos vendidos; e aos (iii) incentivos fiscais referentes à constituição de uma nova controlada na Suíça (não obstante, houve crescimento de margem líquida ainda que desconsiderado tal incentivo). Adicionalmente, observamos crescimento de ROIC e geração robusta de caixa. Detalhes dos desempenhos operacional e econômico-financeiro serão apresentados a seguir.

Momento, perspectivas, recomendação e preço-alvo.

A WEG passa por um momento de acomodação de expectativas por parte do mercado, especialmente para o curto prazo, com esperada desaceleração de crescimento em relação aos últimos anos, que foram, de fato, excepcionais para a companhia. Entretanto, apesar de compartilharmos a uma visão prospectiva de curto prazo mais modesta, acreditamos que a tese de investimento em Weg permanece sólida para o longo prazo, sustentada por suas vantagens competitivas, capacidade operacional e bom posicionamento para captura de futuras (e presentes) oportunidades no ambiente global de eficiência/transição energética e sustentabilidade, que, em nossa leitura, devem permear de forma progressivamente mais intensa o setor de bens de capital nos próximos anos. Por isso, concluímos que o atual patamar de preço e a relação risco/retorno para o investidor continuam favoráveis e reiteramos nossa recomendação de compra para WEGE3, com preço-alvo de R$ 40,00 para o final de 2024 até que incorporemos os resultados do 4T23 em nosso valuation.

Vale mencionar que a Weg está presente em nossa Carteira Fundamentalista desde outubro de 2023 e em nossa Seleção BB 2024.

Equipamentos Eletrônicos Industriais (EEI).

No Brasil, a demanda por produtos de ciclo curto apresentou ambiente positivo, especialmente para seriados de automação e redutores, com pulverização entre os diferentes segmentos industriais. Para os equipamentos de ciclo longo, como painéis elétricos, também houve bom desempenho, com destaque para os segmentos de mineração e água & saneamento. Da mesma forma, no mercado externo, destacamos o resultado positivo para a maior parte dos mercados de atuação da companhia, com destaque para produtos seriados de automação e para o segmento de óleo & gás.

Geração, Transmissão e Distribuição de Energia (GTD).

No Brasil, o negócio de T&D apresentou bom volume de entregas, impulsionado por transformadores de grande porte e subestações para projetos ligados a leilões de transmissão, em conjunto com transformadores para redes de distribuição. Nos negócios de geração, o crescimento de entrega de aerogeradores contribuiu positivamente para o resultado. Entretanto, a demanda por geração solar distribuída, apesar de ter crescimento em relação ao trimestre imediatamente anterior, continuou abaixo do patamar observado no mesmo período do ano anterior, influenciada pela redução significativa do custo dos módulos fotovoltaicos.

Outros eventos.

A companhia anunciou que proporá à Assembleia a ser realizada em 23 de abril de 2024 o pagamento de R$ 2.880,0 milhões em dividendos e juros sobre capital próprio, o que representará, se aprovado, ~50% de payout no período.

Desempenho das ações.

As ações da WEG apresentam variação de -7,7% em 12 meses, descolando-se do Ibovespa, que apresenta 18,9% de valorização no mesmo período. A percepção consensual de mercado é que a companhia deve apresentar tendências de desaceleração de crescimento e rentabilidade, com evolução de receitas, margens e indicadores (especialmente o ROIC) convergindo para mais próximo de suas médias históricas. Entretanto, no momento da confecção deste relatório, as ações sobem ~6,0% contra o Ibovespa praticamente de lado, indicando boa percepção do mercado em relação aos resultados do 4T23 e certo ajuste de expectativas em relação à Weg para 2024.

Disclaimer

Este é um relatório público e foi produzido pelo BB-Banco de Investimento S.A. (“BB-BI”). As informações e opiniões aqui contidas foram consolidadas ou elaboradas com base em informações obtidas de fontes, em princípio, fidedignas e de boa-fé. Embora tenham sido tomadas todas as medidas razoáveis para assegurar que as informações aqui contidas não sejam incertas ou equivocadas, no momento de sua publicação, o BB-BI não garante que tais dados sejam totalmente isentos de distorções e não se compromete com a veracidade dessas informações. Todas as opiniões, estimativas e projeções contidas neste documento referem-se à data presente e derivam do julgamento de nossos analistas de valores mobiliários (“analistas’), podendo ser alteradas a qualquer momento sem aviso prévio, em função de mudanças que possam afetar as projeções da empresa, não implicando necessariamente na obrigação de qualquer comunicação no sentido de atualização ou revisão com respeito a tal mudança. Quaisquer divergências de dados neste relatório podem ser resultado de diferentes formas de cálculo e/ou ajustes. O Disclaimer completo encontra-se no relatório.

Quer dar uma nota para este conteúdo?

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência e personalizar os conteúdos de acordo com a nossa

Política de Privacidade.