Pular para o conteúdo principal da pagina
ondas coloridas em movimento fundo escuro

Tecnologia

"Estamos no início de um superciclo movido a IA, sensores e biotecnologia", diz Amy Webb

Em palestra no Febraban Tech, a futurista americana Amy Webb destacou o potencial do Brasil como "país do futuro"

Publicado por: Broadcast Exclusivo

conteúdo de tipo Leitura4 minutos

Atualizado em

27/06/2024 às 16:58

Por Adriana Chiarini, do Broadcast

São Paulo, 27/06/2024 - Duas das atividades econômicas principais do Brasil, mineração e petróleo, são do século XX, mas "o Brasil pode ser o país do futuro", afirmou a futurista norte-americana Amy Webb, fundadora e CEO do Future Today Institute. Em palestra no evento Febraban Tech, realizado em São Paulo, Webb em outro momento pediu para todos os presentes dizerem em voz alta que "O Brasil é o país do futuro", não como uma previsão, mas sim assumindo o papel de animadora do auditório lotado na manhã desta quinta-feira.

Segundo ela, o Brasil tem potencial econômico e também criatividade, e ainda dá tempo para assumir esse papel. De acordo com ela, somos a geração "T" de transição. "Estamos no começo de um ciclo longo de mudanças", afirmou a futurista, que publica anualmente o Tech Trends Report.

Segundo ela, hoje há um pico de registros de patentes nas maiores economias e os maiores investimentos estão sendo direcionados para três tecnologias principais: Inteligência Artificial (IA), sensores e biotecnologia.
Ela acredita que estamos no início de um "superciclo" com efeitos enormes. "Não são três superciclos acontecendo simultaneamente, é um só superciclo com três tecnologias. É uma onda de inovação poderosa e vai mudar nossas vidas para sempre, de forma incrível e muito impactante", afirmou, revelando que sua empresa, o Instituto Future Today (FTI) pretende publicar mais dados a respeito daqui algumas semanas. Para efeito de comparação, ela citou que a revolução industrial foi um superciclo, mas movido a apenas uma tecnologia, o motor a vapor.

Amy Webb também comparou o comportamento de executivos diante da IA generativa atualmente aos que na época do surgimento de sites de Internet, no passado, diziam: "Não sei o que é, não entendo bem, mas sei que preciso".

No mês passado, a fundadora e CEO do Future Today Institute lançou a 17ª edição do Tech Trends Report, um material de quase mil páginas com análise de 695 tendências, que resultaram em 95 possíveis cenários futuros, que teriam no centro o fenômeno por ela chamado de superciclo tecnológico. Cada um deles - IA, Ecossistemas de Dispositivos Conectados e Biotecnologia - representa um impacto significativo e juntos podem transformar a economia e a maneira como vivemos.

A futurista alerta que o desafio maior é garantir que as novidades não sejam comandadas por poucos "messias tecnológicos". "O tecno-otimismo que os messias da tecnologia querem 'pregar' não vai nos salvar. E não precisamos ser salvos por um messias tecnológico. Precisamos de um plano melhor de futuro", disse, na época do lançamento do estudo.

Amy Webb leciona cursos de MBA de visão estratégica na Stern School of Business da Universidade de Nova York e, como visitante, na Universidade de Oxfordl, e é autora de best-sellers como "The Big Nine".

Quer dar uma nota para este conteúdo?

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência e personalizar os conteúdos de acordo com a nossa

Política de Privacidade.