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carros e caminhões passando por estrada em rodovia

Mercado

EcoRodovias na direção certa. Confira análise do resultado do 1T24.

Publicado por: Análise BB

conteúdo de tipo Leitura4 minutos

Atualizado em

13/05/2024 às 13:51


A EcoRodovias apresentou um resultado positivo no 1T24, em nossa opinião, com crescimento de receita e tráfego consolidado, tanto em bases absolutas, por reajuste de tarifas e início de cobrança em novas praças de pedágio, quanto em bases relativas. Custos e despesas (em mesmas bases) controladas e redução da alavancagem também merecem destaque. Adicionalmente, a companhia reforçou seu posicionamento de disciplina na alocação de capital e maior criticidade na seleção de novos projetos.

  • No trimestre, observamos receita líquida ajustada de R$ 1.522 milhões (+35% a/a); EBITDA ajustado de R$ 1.089 milhões (+35% a/a) e lucro líquido de R$ 238 milhões (+110% a/a), acompanhados de uma margem EBITDA ajustada de 71,5% (+0,3 p.p. a/a) e uma alavancagem de 3,4x dívida líquida/EBITDA ajustado UDM (-0,5x a/a).

Evolução do tráfego e capex

O tráfego total apresentou crescimento de 28,2% a/a no 1T24, devido ao início de cobrança de pedágio pelas rodovias EcoRioMinas e EcoNoroeste, e de 5,8% em bases comparáveis. Reajustes tarifários em praças de pedágio da EcoSul e da EcoRioMinas também alavancaram o resultado. Na Eco101, o Quarto Termo Aditivo ao contrato de concessão foi prorrogado por mais 120 dias junto à ANTT (base fevereiro/24).

Foram drivers para o trimestre, principalmente, o aumento das exportações de soja, milho e açúcar, o aumento da produção industrial e a indução de tráfego gerada pelas duplicações entregues no Eco135 e na Ecovias do Araguaia.

A companhia possui cerca de R$ 40 bilhões de capex contratual a realizar (+142 milhões a/a), que serão destinados, especialmente, a obras de duplicação e ampliação de capacidade.

Estado de calamidade pública no RS. A EcoRodovias informou que a infraestrutura das rodovias administradas pela EcoSul, BR-116 e BR-392, não foi afetada, tendo em vista que os danos causados pelas chuvas concentram-se em em outras regiões do estado. Entretanto, entre os dias 01 e 07 de maio, a concessionária apresentou redução de 32% no tráfego de veículos e de 11% na receita bruta de arrecadação. O tráfego da EcoSul representa aproximadamente 4% do tráfego total da EcoRodovias.

Momento e perspectivas

A Ecorodovias vem confirmando as tendências positivas observadas nos últimos trimestres e, prospectivamente, deve se beneficiar de um ambiente macro mais favorável e de oportunidades mais abundantes de novos projetos, sem negligenciar a rentabilidade. Até que incorporemos os resultados do 1T24 em nosso valuation, mantemos recomendação neutra para ECOR3, com preço-alvo de R$ 10,10 para o final de 2024.

Disclaimer

Este é um relatório público e foi produzido pelo BB-Banco de Investimento S.A. (“BB-BI”). As informações e opiniões aqui contidas foram consolidadas ou elaboradas com base em informações obtidas de fontes fidedignas e de boa-fé, tendo sido tomadas medidas razoáveis para assegurar sua exatidão no momento de publicação. Contudo, o BB-BI não garante que tais dados sejam totalmente isentos de distorções e não se compromete com a veracidade dessas informações. Todas as opiniões, estimativas e projeções contidas neste documento referem-se à data presente e derivam do julgamento de nossos analistas de valores mobiliários (“analistas’), podendo ser alteradas a qualquer momento sem aviso prévio. O BB-BI não garante o lucro e não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações divulgadas nesse material, que tem por finalidade apenas informar e servir como instrumento que auxilie a tomada de decisão de investimento, não devendo ser  interpretado como material promocional, recomendação, oferta ou solicitação de oferta para comprar ou vender quaisquer títulos e valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros. Investimentos nos mercados financeiros e de capitais estão sujeitos a riscos de perda superior ao capital investido. A rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura. Nos termos do art. 22 da Resolução CVM 20/2021, o BB-BI, em conjunto com o Conglomerado Banco do Brasil S.A. (“Grupo”), declaram que (i) podem ser remunerados por serviços prestados ou possuir relações comerciais com a(s) empresa(s) analisada(s) neste relatório ou com pessoa natural ou jurídica, fundo ou universalidade de direitos, que atue representando o mesmo interesse dessa(s) empresa(s); (ii) podem possuir participação acionária direta ou indireta, igual ou superior a 1% do capital social da(s) empresa(s) analisada(s), e poderão adquirir, alienar ou intermediar valores mobiliários da(s) empresa(s) no mercado. 

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