carros e caminhões passando por estrada em rodovia

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EcoRodovias na direção certa. Confira análise do resultado do 1T24.

Publicado por: Análise BB

conteúdo de tipo Leitura4 minutos

Atualizado em

13/05/2024 às 13:51


A EcoRodovias apresentou um resultado positivo no 1T24, em nossa opinião, com crescimento de receita e tráfego consolidado, tanto em bases absolutas, por reajuste de tarifas e início de cobrança em novas praças de pedágio, quanto em bases relativas. Custos e despesas (em mesmas bases) controladas e redução da alavancagem também merecem destaque. Adicionalmente, a companhia reforçou seu posicionamento de disciplina na alocação de capital e maior criticidade na seleção de novos projetos.

  • No trimestre, observamos receita líquida ajustada de R$ 1.522 milhões (+35% a/a); EBITDA ajustado de R$ 1.089 milhões (+35% a/a) e lucro líquido de R$ 238 milhões (+110% a/a), acompanhados de uma margem EBITDA ajustada de 71,5% (+0,3 p.p. a/a) e uma alavancagem de 3,4x dívida líquida/EBITDA ajustado UDM (-0,5x a/a).

Evolução do tráfego e capex

O tráfego total apresentou crescimento de 28,2% a/a no 1T24, devido ao início de cobrança de pedágio pelas rodovias EcoRioMinas e EcoNoroeste, e de 5,8% em bases comparáveis. Reajustes tarifários em praças de pedágio da EcoSul e da EcoRioMinas também alavancaram o resultado. Na Eco101, o Quarto Termo Aditivo ao contrato de concessão foi prorrogado por mais 120 dias junto à ANTT (base fevereiro/24).

Foram drivers para o trimestre, principalmente, o aumento das exportações de soja, milho e açúcar, o aumento da produção industrial e a indução de tráfego gerada pelas duplicações entregues no Eco135 e na Ecovias do Araguaia.

A companhia possui cerca de R$ 40 bilhões de capex contratual a realizar (+142 milhões a/a), que serão destinados, especialmente, a obras de duplicação e ampliação de capacidade.

Estado de calamidade pública no RS. A EcoRodovias informou que a infraestrutura das rodovias administradas pela EcoSul, BR-116 e BR-392, não foi afetada, tendo em vista que os danos causados pelas chuvas concentram-se em em outras regiões do estado. Entretanto, entre os dias 01 e 07 de maio, a concessionária apresentou redução de 32% no tráfego de veículos e de 11% na receita bruta de arrecadação. O tráfego da EcoSul representa aproximadamente 4% do tráfego total da EcoRodovias.

**Momento e perspectivas**

A Ecorodovias vem confirmando as tendências positivas observadas nos últimos trimestres e, prospectivamente, deve se beneficiar de um ambiente macro mais favorável e de oportunidades mais abundantes de novos projetos, sem negligenciar a rentabilidade. Até que incorporemos os resultados do 1T24 em nosso valuation, mantemos recomendação neutra para ECOR3, com preço-alvo de R$ 10,10 para o final de 2024.

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