Pular para o conteúdo principal da pagina
homens posicionados sob ponta de de gangorra em formato de U

Quero aprender

Deseconomês | Renda Fixa x Renda Variável

Publicado por: Análise BB

conteúdo de tipo Leitura3 minutos

Atualizado em

09/07/2024 às 10:18

Colocando os reais pra trabalhar

O mundo dos investimentos tem muitos nomes e siglas: LCI, LCA, CRI, CRA, Ações, Debêntures, Tesouro Direto... E isso pode deixar muitos potenciais investidores confusos e desanimados. Mas calma! Respire três vezes e vamos dar o primeiro passo para entender tudo isso.

Primeiro, é importante entender que todo o investimento é uma forma de fazer seu dinheiro trabalhar para conseguir mais dinheiro. Ou seja, você que sempre trabalhou para ganhar dinheiro, quando começa a investir faz o seu dinheiro trabalhar para você. Parece ótimo, né? Mas como isso funciona?

Imagine suas pequenas notas de 2, 10, 20 e 50 reais felizes, saindo na rua em busca de um emprego. Sim, porque agora a função delas é trazer mais dinheiro para seu bolso, então elas terão que trabalhar!

Cada um dos produtos de investimento é um emprego diferente para os seus preciosos reais. E, basicamente, existirão dois tipos de trabalho que seus reaizinhos podem conseguir: investimentos em renda fixa e investimentos em renda variável.

Alguns desses reais vão sair à rua, com suas pequenas gravatas e pequenas maletas e vão encontrar um emprego tranquilo e estável, com carteira assinada e contrato de trabalho que dirá por quanto tempo eles vão trabalhar e quanto eles vão ganhar de salário por mês até o final do contrato.

Esses reais querem segurança e previsibilidade. Querem garantir que vão te trazer dinheiro de volta, mesmo que demorem mais tempo para chegar a uma quantia maior. Esses pequenos reais e suas gravatinhas estão indo todo dia trabalhar no escritório da Renda Fixa. Quando você emprega o seu dinheiro em investimentos de renda fixa você já tem, antes de investir, informações de quanto é esperado que você tenha de rentabilidade.

Porém, nem todos os reais querem tanta estabilidade...

Outros reais são mais aventureiros, eles querem ganhar dinheiro em campeonatos surfando no Hawai, querem negociar sua arte na rua ou trabalhar como freelancers. Eles não querem saber exatamente quanto eles vão ganhar todos os meses, mas querem ter a chance de ganhar muito mais em um mês do que poderiam ganhar com o contrato de trabalho no escritório, mesmo que isso signifique que em alguns dias eles podem não ganhar dinheiro nenhum, ou que em outros dias eles até percam dinheiro.

  • Esses reaizinhos e suas camisas floridas estão surfando na onda da Renda Variável.

Nesse tipo de investimento, você adquire um produto sem saber exatamente o quanto vai ganhar no final, já que a valorização ou desvalorização dependem de muitas variáveis de mercado. Não há prazo predeterminado, já que você pode adquirir e vender o produto no mesmo dia, ou ficar com ele por anos. Perceba que há diferenças de comportamento e objetivos no trabalho de cada um desses reais. Todos trabalham e levam dinheiro para seu bolso, mas cada um de uma maneira diferente, e considerando um risco diferente. Porém, é importante saber que todos apresentam algum risco.

No caso dos nossos reais que trabalham em escritório, apesar dos seus empregos serem estáveis, pode ser que a empresa não consiga pagar seus salários por algum problema. Mas a probabilidade de isso acontecer é muito baixa se os empregos desses reais forem em uma empresa boa e sólida.

Já no caso dos reais aventureiros, o risco é maior. Eles têm bons conhecimentos, treinam bastante, mas sabem que há diversos fatores externos influenciando os ganhos do seu trabalho.

Portanto, alguns reais preferem viver uma vida mais tranquila e demorar um pouco mais para trazer uma boa quantia para casa, enquanto outros querem ser ousados para tentar trazer muito mais dinheiro de uma vez.

O importante é que todos esses pequeninos têm um papel na sua carteira de investimentos. Eles devem trabalhar juntos sendo seus aliados para que você precise trabalhar menos para atingir todos os seus objetivos.

Mas e ai, quer aprofundar nesse assunto? Acesse o vídeo completo do Deseconomês:

*Texto de Janny Lourenço, funcionária do BB.

Quer dar uma nota para este conteúdo?

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência e personalizar os conteúdos de acordo com a nossa

Política de Privacidade.