peças se quebra-cabeça se encaixando

Quero aprender

Deseconomês | A importância do API

E a roupa que lhe cai bem

Publicado por: Análise BB

conteúdo de tipo Leitura2 minutos

Atualizado em

09/07/2024 às 10:18


Quem alguma vez precisou deixar o botão da calça aberto sabe bem como incomoda uma calça apertada na cintura. E quem precisou afivelar o cinto no último furo, sabe que calça folgada também não favorece. O bom mesmo é calça na medida. Podemos chamar isso de adequação. Tudo que é adaptado a você, que respeita suas características pessoais, promove saúde, equilíbrio e bem-estar. No mundo financeiro o nome disso é suitability, um processo que, no Brasil, é regulamentado pela Comissão de Valores Mobiliários - CVM.

Os produtos financeiros são diversos, e precisam estar adaptados ao perfil do investidor. No geral, existem investidores conservadores, moderados, arrojados e agressivos. E para cada um deles, uma calça com medidas diferentes. O perfil de cada investidor, isto é, suas medidas, é identificado por meio de uma ferramenta chamada API (Análise do Perfil de Investidor). A CVM determina que o preenchimento do API é obrigatório pra quem quer fazer uma aplicação.

O API

Trata-se de um questionário que estimula a gente a pensar sobre a nossa experiência e conhecimento em investimentos, horizonte de tempo, objetivos, tolerância ao risco, situação financeira, patrimônio e disponibilidade de recursos.

A partir daí o investidor pode se conhecer melhor, e as instituições financeiras podem oferecer aos clientes opções de investimento compatíveis com suas características pessoais. Ou seja, adequadas.

É importante reforçar que dizemos que o investidor não é conservador, mas está conservador, por exemplo. Vamos supor que uma pessoa que gostava de investir em ações e tinha bastante tolerância às oscilações do mercado estivesse classificada com um perfil Arrojado. Mas, a vida mudou de rumo, casamento, filhos e uma casa nova passou a ser a prioridade. Agora, essa mesma pessoa pode ter um perfil Conservador, ou Moderado. Percebe que tudo depende dos objetivos e do momento de vida de cada um?

Por isso, a dica é atualizar o seu API periodicamente. Assim como no exemplo da calça larga e apertada, em que a gente pode emagrecer ou dar uma engordadinha, seu perfil de investidor também pode mudar com o tempo. O processo de responder o API é rapidinho, e dá pra fazer pelo app BB ou app Investimentos BB. Fica a dica! Por isso, a dica é atualizar o seu API periodicamente. Assim como no exemplo da calça larga e apertada, em que a gente pode emagrecer ou dar uma engordadinha, seu perfil de investidor também pode mudar com o tempo. O processo de responder o API é rapidinho, e dá pra fazer pelo app BB ou app Investimentos BB. Fica a dica!

Acesse o conteúdo completo sobre o API no YouTube

*Texto construído em parceria com Bruno Cavalcanti, gerente do BB.

Quer dar uma nota para este conteúdo?

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência e personalizar os conteúdos de acordo com a nossa

Política de Privacidade.