homem sorrindo olhando para celular

Mercado

Conheça o profissional que tem como objetivo planejar a sua vida financeira

O que faz um planejador financeiro e como se especializar na área?

Publicado por: Broadcast Exclusivo

conteúdo de tipo Leitura6 minutos

Atualizado em

26/06/2024 às 10:48

Por Gustavo Boldrini, do Broadcast

Planejamento é fundamental quando falamos em dinheiro. Por isso, existe no mercado financeiro um profissional dedicado exclusivamente à função de auxiliar seus clientes a tomar as melhores decisões não só de investimento, mas de tudo que envolve a sua vida financeira. Esse profissional é o planejador financeiro, ou planner , em inglês.

"A Associação Brasileira de Planejamento Financeiro (Planejar), alcançou em junho de 2024, a marca de 10.000 planejadores financeiros certificados no Brasil, na 5ª colocação no mundo, sendo o quarto país que mais cresceu em número de profissionais (8,7% em 2023 sobre 2022). São profissionais que conquistaram a certificação CFP, sigla em inglês para "Certified Financial Planner", ou "Planejador Financeiro Certificado".

O que faz um planejador financeiro?

O planner é um profissional especializado em auxiliar seus clientes em relação a decisões financeiras de indivíduos, famílias ou empresas.

Um planejador financeiro poderá ajudar seus clientes a montarem uma estratégia de aposentadoria, a gerirem suas dívidas, a planejar e cumprir seus objetivos de curto, médio e longo prazo. Para isso, elaborará um plano financeiro personalizado, levando em conta as características e metas daquele cliente, seu orçamento, e então a seleção de investimentos para o cumprimento destes objetivos.

Segundo a Planejar, "o planejamento financeiro elimina as suposições sobre o gerenciamento de suas finanças e ajuda a entender as implicações de cada decisão financeira que você toma."

O profissional também pode ter ser útil para ajudar quem passa por uma situação financeira difícil, com nome sujo ou alto endividamento. Neste caso, a ideia é otimizar o orçamento daquele cliente e o controle e redução de gastos.

Leia também: O que você precisa saber pra montar sua reserva de emergência

Como se tornar um planejador financeiro?

A profissão de planejador financeiro, devido a sua importância, exige uma certificação específica, que é internacionalmente reconhecida: a CFP, Certified Financial Planner.

O certificado CFP é emitido no Brasil pela Planejar, que é uma instituição afiliada ao Comitê de Padrões de Planejamento Financeiro (FPSB, na sigla em inglês), organização americana responsável pela divulgação, gerenciamento e controle do uso da marca ao redor do mundo. A prova de CFP no Brasil é ministrada em português, mas o certificado possui reconhecimento internacional.

O profissional que quer atuar como planejador financeiro e obter o CFP precisa cumprir dois pré-requisitos antes de aplicar para a prova: ter um curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e possuir no mínimo cinco anos de experiência comprovada com atividades relacionadas ao planejamento financeiro, fiscal, sucessório ou de aposentadoria, o que inclui as áreas de seguros e investimentos.

Quem possui o certificado CFP também pode trabalhar como especialista em investimentos, por exemplo prestar assessoria para o segmento "private", de grandes fortunas.

E falando em especialista em investimentos: Além de conversar com seu assessor de investimentos, que tal aprender o que ele faz?

Quer dar uma nota para este conteúdo?

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência e personalizar os conteúdos de acordo com a nossa

Política de Privacidade.