Pular para o conteúdo principal da pagina
pessoa digitando texto para mensagem em celular

Tecnologia

Chatbot LuzIA deixa de funcionar no WhatsApp; entenda motivos

Publicado por: Broadcast Notícias

conteúdo de tipo Leitura3 minutos

Atualizado em

23/05/2024 às 09:51

Com 197 milhões de usuários no Brasil, segundo estimativa da Meta, o WhatsApp reina absoluto como o aplicativo mais popular no Brasil. Isso fez do chatbot LuzIA uma atração à parte no mensageiro, onde estreou em julho de 2023. Contudo, menos de um ano após seu lançamento, o serviço já não funciona mais no WhatsApp.

De acordo com os criadores da IA, uma empresa espanhola de mesmo nome, o custo para manter o chatbot no mensageiro é alto demais. Para utilizar a API do WhatsApp, a Meta cobra por conversas iniciadas pelos usuários a cada 24 horas, com preços diferenciados por categoria e país. Portanto, quanto mais usuários tem um chatbot, maior o custo.

  • O usuário que tenta falar com LuzIA atualmente recebe a seguinte mensagem: "No momento, não estou disponível no WhatsApp devido aos custos da plataforma." O texto termina com um convite para o download do aplicativo gratuito, para Android, onde o chatbot continua em funcionamento.

Chatbot faz-tudo

Lançado no ano passado, o serviço chegou a atingir 20 milhões de usuários em seis meses e recebeu um aporte de US$ 10 milhões, feito por diversos investidores, incluindo o jogador de basquete espanhol Pau Gasol, Globo Ventures e fundos do Vale do Silício.

A LuzIA é capaz de realizar diversas tarefas conforme um comando fornecido pelo usuários, como gerar imagens, transcrever áudios (de no máximo 10 minutos) e traduzir e criar textos. Ela atua como uma espécie "central de IAs": ela é compatível com o ChatGPT (de geração de textos), com o WhisperAI (de transcrição de áudio) e com o Stable Difussion (de geração de imagens). Assim, quando o usuário envia um pedido na conversa, a chatbot conecta esse pedido com o serviço mais adequado para realizá-lo e retorna com uma resposta em segundos.

Apesar do funcionamento do chatbot ter sido interrompido no WhatsApp, ele continua funcionando normalmente no Telegram.

Quer dar uma nota para este conteúdo?

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência e personalizar os conteúdos de acordo com a nossa

Política de Privacidade.