Pular para o conteúdo principal da pagina
megafones amarelos e azul posicionados lado a lado em fundo amarelo

Mercado

B3 divulga novas políticas de tarifação para serviços no mercado à vista de renda variável

Publicado por: Broadcast Exclusivo

conteúdo de tipo Leitura3 minutos

Atualizado em

13/05/2024 às 15:28

Por Marcia Furlan

São Paulo, 19/04/2024 - A B3 informou que foram divulgadas novas políticas de tarifação para serviços no mercado à vista de renda variável de Negociação e Pós-negociação e de Central Depositária.

Em Negociação e Pós-negociação, as tarifas serão definidas a partir do volume médio diário negociado (ADTV) no mês anterior por cada investidor e essas tarifas serão válidas para este investidor por todo o mês corrente. Ela será menor para volumes maiores negociados e irá variar para operações day trade e não day trade .

Com relação à Central Depositária, para investidores não-residentes, a proposta é de isenção da tarifa de manutenção de conta de custódia e início da cobrança sobre saldo em custódia.

Além disso, haverá alterações nos valores da tarifa sobre saldo em custódia para todos os investidores e o fim da cobrança da tarifa de manutenção de programas de Depositary Receipts (DR).

Segundo comunicado da B3, as alterações visam simplificar e aprimorar a atual tabela de tarifação entre diferentes perfis de clientes e garantir maior eficiência aos mercados em que atua. A mudança é resultado de estudos iniciados em 2019 e amplamente divulgados em 2020, mas que dependiam de adaptações do mercado para serem implementadas.

Leia também: Mercado de ações: tudo o que você precisa saber

Os backtests realizados utilizando dados de 2023 mostraram que o impacto financeiro não é considerado material para a companhia.

"As datas de implementação das alterações serão definidas oportunamente, a depender, entre outros fatores, do prazo necessário para adaptação dos participantes do mercado", diz a B3.

Contato: marcia.furlan@estadao.com

Quer dar uma nota para este conteúdo?

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência e personalizar os conteúdos de acordo com a nossa

Política de Privacidade.