plataforma suspensa de construção civil

BB BI analisa a performance do setor imobiliário em dezembro - Setorial Construção

Índice Imobiliário (Imob) recua 24,95% em 2024, e apenas 2 companhias do setor encerraram o ano no com performance no campo positivo.

Publicado por: Análise BB

conteúdo de tipo Leitura7 minutos

Atualizado em

09/01/2025 às 10:53


Sumário do conteúdo a seguir:

Diante do movimento de abertura na curva de juros doméstica ao longo de 2024, apenas três companhias do setor imobiliário superaram a performance do IBOV, e somente duas delas registraram performance positiva no ano.

O ano de 2024 foi marcado por uma reaceleração da curva de juros no Brasil, afetando as companhias do setor imobiliário tanto pelo aspecto da demanda – pois as taxas de financiamento imobiliário acompanharam em algum grau esse movimento –, como pelo aumento das despesas financeiras das companhias com maior nível de endividamento. Dessa maneira, o índice Imobiliário, que combina incorporadoras e administradoras de shoppings centers, apresentou uma queda de 25,0% no ano, substancialmente inferior à performance também negativa do Ibovespa, que encerrou 2024 com uma baixa de 10,4%.

No entanto, algumas companhias se sobressaíram, duas delas conseguindo apresentar um retorno positivo no ano, ambas dentro de nosso universo de cobertura: a Direcional que apresentou uma alta de 27,6%, se beneficiando de um crescimento expressivo de lançamentos e vendas, não só em seu segmento econômico, como também na sua marca Riva, com empreendimentos de médio padrão; e a Cury que apresentou uma alta bastante expressiva ao longo do ano, e que mesmo enfrentando uma correção nos preços de suas ações no último trimestre, encerrou 2024 com uma valorização acumulada de 5,3%, também demonstrando aceleração de lançamentos e uma estrutura de capital de caixa líquido, com baixo impacto da elevação de juros em seu resultado financeiro.

Entendemos que os investidores deram preferência para alocação em companhias voltadas para o segmento econômico, com maior exposição ao programa Minha Casa Minha Vida, e com níveis de alavancagem mais conservadores, tendência que deve se manter ao longo do ciclo de aperto monetário previsto para 2025.

Destaques desta edição: Dados de Confiança

Confiança da Construção (ICST) quebra sequência de três baixas mensais consecutivas e avança em dezembro, fechando o ano no maior patamar para o mês desde 2021.

Indicadores de Atividade

Mesmo com recuo na base mensal das expectativas da atividade do setor, o indicador de atividade da indústria da construção permanece acima do nível neutro, enquanto a utilização de capacidade operacional atinge o maior patamar da década.

Dados de crédito e emprego

Taxas médias de juros para crédito imobiliário apresentam movimentos distintos em novembro. Já a inadimplência média avança tanto na PF como na PJ.

Funding e novas contratações

Poupança volta a registrar captação líquida na base mensal em dezembro, mas ainda assim acumula R$ 21,7 bilhões em resgates em 2024.

Índice de preços

INCC-M volta a acelerar na base mensal em dezembro, e o acumulado de 12 meses do índice atinge 6,34%, maior nível desde abril de 2023. Já os preços de mão de obra ultrapassam a marca de 8% na janela anual.

Disclaimer

Este é um relatório público e foi produzido pelo BB-Banco de Investimento S.A. (“BB-BI”). As informações e opiniões aqui contidas foram consolidadas ou elaboradas com base em informações obtidas de fontes fidedignas e de boa-fé, tendo sido tomadas medidas razoáveis para assegurar sua exatidão no momento de publicação. Contudo, o BB-BI não garante que tais dados sejam totalmente isentos de distorções e não se compromete com a veracidade dessas informações. Todas as opiniões, estimativas e projeções contidas neste documento referem-se à data presente e derivam do julgamento de nossos analistas de valores mobiliários (“analistas’), podendo ser alteradas a qualquer momento sem aviso prévio. O BB-BI não garante o lucro e não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações divulgadas nesse material, que tem por finalidade apenas informar e servir como instrumento que auxilie a tomada de decisão de investimento, não devendo ser interpretado como material promocional, recomendação, oferta ou solicitação de oferta para comprar ou vender quaisquer títulos e valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros. Investimentos nos mercados financeiros e de capitais estão sujeitos a riscos de perda superior ao capital investido. A rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura. Nos termos do art. 22 da Resolução CVM 20/2021, o BB-BI, em conjunto com o Conglomerado Banco do Brasil S.A. (“Grupo”), declaram que (i) podem ser remunerados por serviços prestados ou possuir relações comerciais com a(s) empresa(s) analisada(s) neste relatório ou com pessoa natural ou jurídica, fundo ou universalidade de direitos, que atue representando o mesmo interesse dessa(s) empresa(s); (ii) podem possuir participação acionária direta ou indireta, igual ou superior a 1% do capital social da(s) empresa(s) analisada(s), e poderão adquirir, alienar ou intermediar valores mobiliários da(s) empresa(s) no mercado.

Quer dar uma nota para este conteúdo?

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência e personalizar os conteúdos de acordo com a nossa Política de Privacidade.