mulher empreendedora olhando para computador

Grande desafio é entender qual linha de crédito empreendedor precisa, diz presidente do BB

Publicado por: Broadcast Exclusivo

conteúdo de tipo Leitura4 minutos

Atualizado em

14/04/2025 às 12:00

Por Bruna Camargo, do Broadcast

Porto Alegre, 09/04/2025 - A presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros, avalia que um dos principais desafios para a concessão de crédito a micro e pequenas empresas atualmente é entender qual linha de crédito faz mais sentido para o perfil do empreendedor. No que diz respeito a mulheres, particularmente, a executiva observa um gap maior de informações, e defende a oferta de orientação e apoio para fomento do empreendedorismo feminino.

"O acesso ao crédito é simples. O Banco do Brasil tem hoje mais de três milhões de micro e pequenas empresas como clientes, e temos linhas de crédito específicas voltadas para essas empresas. Mas o grande desafio é entender o que o empreendedor precisa naquele momento. Existe uma confusão de personalidade entre a pessoa física e a pessoa jurídica nesses casos. E há diferença entre tomar o crédito adequado, com o preço adequado ao que você precisa, pois para a pessoa física será um e para a pessoa jurídica será outro", afirmou Medeiros, durante painel no evento South Summit Brazil, que acontece hoje em Porto Alegre.

Além disso, a executiva diz que o empreendedorismo feminino tem um gap de informações para entrar no mercado. Até em vista disso, Medeiros destaca o lançamento em 2023 da plataforma "Mulheres no Topo", que trata de saúde, segurança e capacitação das empreendedoras. "Se a mulher tem isso, ela é livre, independente", afirma. Segundo Medeiros, dos três milhões de clientes do BB que são micro e pequenas empresas, 1,3 milhão são empresas dirigidas por mulheres.

Ainda, a executiva diz que uma das maiores missões do banco é executar políticas públicas, como o Desenrola e o Acredita. "Hoje 30% do PIB (produto interno bruto) brasileiro vem de micro e pequenas empresas. Temos a missão de orientar, capacitar e incluir cada vez mais para chegar a 50% do PIB vindo de micro e pequenas empresas, como nos mercados mais desenvolvidos", afirma.

Em 2025, Medeiros completa dois anos na presidência do BB. No painel, ela contou que desde o primeiro dia no banco quis chegar nessa cadeira, mas que não foi fácil nem rápido. "Foi preciso planejamento, estudo, dedicação e, muitas vezes, fui vista como aquela que 'quer aparecer'. Mas é possível chegar onde a gente quer chegar de fato, só que precisa 'fazer por onde'. Foi uma vida toda de muita dedicação, estudo e planejamento", destacou a executiva. "Sei que há uma ansiedade para que as coisas aconteçam rápido, mas é preciso paciência."

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