trilhos de ferrovia

Rumo (RAIL3) não agrada BB-BI no 1T25

Volumes foram pressionados e prejudicaram resultado.

Publicado por: Análise BB

conteúdo de tipo Leitura5 minutos

Atualizado em

09/05/2025 às 16:13


A Rumo apresentou um resultado negativo, em nossa opinião, principalmente na Operação Sul, mas também na Operação Norte, de onde advém a maior parte do resultado da companhia. Menores volumes transportados de produtos agrícolas, especialmente milho e açúcar, e maior competitividade tanto de corredores quanto de modais prejudicaram o trimestre, embora tenham sido parcialmente compensados pela manutenção do bom patamar de tarifas (ainda que menor do que no trimestre passado) e pelo transporte de produtos industriais na Operação Norte. A companhia perdeu market share nas principais geografias de atuação, Santos e Mato Grosso e, ainda, notamos aumento do endividamento líquido e da alavancagem na comparação anual.

A Operação Norte, principal unidade de negócios da companhia, foi impactada pela redução no volume transportado de grãos devido principalmente à colheita tardia da safra de soja no Mato Grosso. O efeito foi parcialmente compensado pela evolução das operações de celulose e bauxita, que impulsionaram o volume transportado de produtos industriais. Entretanto, no consolidado, o volume total transportado e a receita líquida do segmento foram retraídos em 2% a/a.

A Operação Sul foi o principal destaque negativo do trimestre, com redução dos volumes tanto de produtos agrícolas, em especial soja, quanto industriais. Vale lembrar que parte da Operação Sul, o Tronco Sul, está paralisada por tempo indeterminado em decorrência dos eventos climáticos extremos sofridos na região em 2024, o que prejudica o transporte de combustíveis e clínquer. A unidade encerrou o trimestre com queda de 34% a/a no volume total transportado e de 28% a/a na receita líquida. Entretanto, a unidade possui menor relevância nas operações e, portanto, seus efeitos têm menor influência no resultado consolidado.

Pelo lado positivo, vimos um bom controle de custos e despesas, o que elevou a margem bruta e a margem EBITDA ajustada em 1,3p.p. e 1,4p.p. a/a, respectivamente. Entretanto, no trimestre ainda observamos um aumento de 14% a/a no endividamento líquido e de 0,2x a/a na alavancagem medida pela Dívida Líquida / EBITDA UDM* (chegando a 1,6x).

As ações da Rumo têm variação de +2% em 2025 e -11% nos últimos 12 meses, contra +13% e +6% do Ibovespa nos mesmos períodos, respectivamente. No momento da confecção desse relatório, as ações caíam 5%, indicando recepção negativa pelo mercado. À frente, esperamos retomada dos volumes, principalmente de milho e soja, no Mato Grosso e evolução no fluxo para exportação. Por isso, mantemos nossa visão positiva e reiteramos recomendação de Compra para RAIL3, com preço-alvo de R$ 28,00 para o final de 2025.

Disclaimer

Este é um relatório público e foi produzido pelo BB-Banco de Investimento S.A. (“BB-BI”). As informações e opiniões aqui contidas foram consolidadas ou elaboradas com base em informações obtidas de fontes, em princípio, fidedignas e de boa-fé. Embora tenham sido tomadas todas as medidas razoáveis para assegurar que as informações aqui contidas não sejam incertas ou equivocadas, no momento de sua publicação, o BB-BI não garante que tais dados sejam totalmente isentos de distorções e não se compromete com a veracidade dessas informações. Todas as opiniões, estimativas e projeções contidas neste documento referem-se à data presente e derivam do julgamento de nossos analistas de valores mobiliários (“analistas’), podendo ser alteradas a qualquer momento sem aviso prévio, em função de mudanças que possam afetar as projeções da empresa, não implicando necessariamente na obrigação de qualquer comunicação no sentido de atualização ou revisão com respeito a tal mudança. Quaisquer divergências de dados neste relatório podem ser resultado de diferentes formas de cálculo e/ou ajustes. O Disclaimer completo encontra-se no relatório.

Quer dar uma nota para este conteúdo?

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência e personalizar os conteúdos de acordo com a nossa Política de Privacidade.