Pular para o conteúdo principal da pagina
pessoas em reunião conversando

Onde investir 2024

Perspectivas financeiras: um panorama do setor bancário e financeiro em 2024

Acesse a análise dos especialistas do BB Investimentos

Publicado por: Análise BB

conteúdo de tipo Audio4 minutos

Atualizado em

11/12/2023 às 12:11


Queda na Selic deve direcionar algum retorno de apetite dos bancos, e inadimplência tende a arrefecer, enquanto o mercado de capitais pode se beneficiar da retomada de fluxo dos estrangeiros para o Brasil.

Abaixo detalhamos dinâmicas setoriais e subsetoriais, bem como destacamos nossas ações preferidas do setor para 2024.

Bancos

Apesar do clima esperado para o setor bancário em 2024 ser mais benigno do que nossa leitura apontava no início de 2023, nossas seleções buscaram repetir a fórmula de sucesso do ano anterior. Listamos empresas com qualidade de entrega acima da média e boa previsibilidade de resultados, calcadas em um conjunto de elementos que as torna capazes de capturar o quadro de melhora, ao mesmo tempo que se mostram resilientes na eventualidade de um cenário frustrante.

Seleção 2024: Itaú Unibanco (ITUB4) e BTG Pactual (BPAC11)

Seguros

O setor de seguros, em geral, passou por um período de avanços em 2023. Observamos a continuidade do movimento de aumento de prêmios e do simultâneo arrefecimento da sinistralidade, além do bom resultado financeiro proporcionado pelo alto patamar das taxas de juros. Entretanto, para 2024, esperamos um balanço equilibrado entre risco e retorno, com oportunidades para ampliar a emissão de prêmios mas com menor potencial de resultado financeiro.

Seleção 2024: Sem indicações

Bolsa de Valores

O mercado de bolsa no Brasil vinha passando um momento desfavorável desde 2022, ocasião em que o temor acerca da inflação e a subida dos juros impactou negativamente o fluxo direcionado para renda variável. No entanto, acreditamos que 2024 seja um ano positivo para bolsa e para o mercado de capitais brasileiro como um todo. Nesse contexto, acreditamos que a B3 está bem posicionada para capturar uma potencial retomada de fluxo para o Brasil no ano.

Seleção 2024: B3 (B3SA3)

Meios de pagamento

O mercado de adquirência e meios de pagamento traduz um ambiente de forte pressão competitiva e ameaça de disrupção. Com barreiras de entrada relativamente fracas, pouca diferenciação entre produtos e com o avanço da tecnologia, novos players e novas soluções financeiras podem emergir e colocar em risco o atual modelo de negócios praticado pelas companhias. Nossa expectativa para 2024 é que este cenário permaneça ofuscando iniciativas estratégicas das principais companhias do setor.

Seleção 2024: Sem indicações

  • Acesse aqui todos os relatórios sobre Onde Investir em 2024.
Disclaimer

Este é um relatório público e foi produzido pelo BB-Banco de Investimento S.A. (“BB-BI”). As informações e opiniões aqui contidas foram consolidadas ou elaboradas com base em informações obtidas de fontes fidedignas e de boa-fé, tendo sido tomadas medidas razoáveis para assegurar sua exatidão no momento de publicação. Contudo, o BB-BI não garante que tais dados sejam totalmente isentos de distorções e não se compromete com a veracidade dessas informações. Todas as opiniões, estimativas e projeções contidas neste documento referem-se à data presente e derivam do julgamento de nossos analistas de valores mobiliários (“analistas’), podendo ser alteradas a qualquer momento sem aviso prévio. O BB-BI não garante o lucro e não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações divulgadas nesse material, que tem por finalidade apenas informar e servir como instrumento que auxilie a tomada de decisão de investimento, não devendo ser interpretado como material promocional, recomendação, oferta ou solicitação de oferta para comprar ou vender quaisquer títulos e valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros. Investimentos nos mercados financeiros e de capitais estão sujeitos a riscos de perda superior ao capital investido. A rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura. Nos termos do art. 22 da Resolução CVM 20/2021, o BB-BI, em conjunto com o Conglomerado Banco do Brasil S.A. (“Grupo”), declaram que (i) podem ser remunerados por serviços prestados ou possuir relações comerciais com a(s) empresa(s) analisada(s) neste relatório ou com pessoa natural ou jurídica, fundo ou universalidade de direitos, que atue representando o mesmo interesse dessa(s) empresa(s); (ii) podem possuir participação acionária direta ou indireta, igual ou superior a 1% do capital social da(s) empresa(s) analisada(s), e poderão adquirir, alienar ou intermediar valores mobiliários da(s) empresa(s) no mercado.

Quer dar uma nota para este conteúdo?

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência e personalizar os conteúdos de acordo com a nossa

Política de Privacidade.